13 de janeiro de 2025

PF abre inquérito para descobrir nacionalidade de vítimas encontradas em barco à deriva no Pará

Ministério Público Federal também investiga o caso. Vítimas foram encontradas por pescadores em uma embarcação na Baía do Maiaú, próximo a ilha de Canelas, em Bragança, cidade do nordeste do estado. Pescadores registraram corpos dentro de barco.
Reprodução / Redes sociais
A Polícia Federal (PF) abriu investigação para descobrir quem eram as pessoas encontradas mortas em barco à deriva por pescadores no nordeste paraense neste sábado (13). Uma equipe de peritos e papiloscopistas de Brasília foi acionada e deve analisar o caso.
“Um dos principais objetivos é descobrir quem eram as pessoas no barco, usando protocolos de Identificação de Vítimas de Desastres (DVI)”, informou a Polícia Federal em nota.
🔔 Participe do canal do g1 Pará no WhatsApp
Segundo a PF, ainda não se sabe a quantidade, nacionalidade e causa da morte das vítimas. O Corpo de Bombeiros do Pará informou que estão aguardando a maré encher, por volta de 19h deste sábado (13) para conseguirem buscar a embarcação que ainda está em alto mar.
Veja abaixo imagem do local onde deve sair a equipe para buscar embarcação com os corpos:
Porto onde está previsto chegar os corpos encontrados em barco à deriva em alto mar no PA
Edenilton Marques
O Ministério Público Federal (MPF) também anunciou que abriu duas investigação sobre o caso, uma na área criminal e outra cível.
“A investigação criminal foca em eventuais crimes cometidos e na responsabilização penal de autores. E a investigação cível concentra-se em questões de interesse público e na proteção de direitos que não necessariamente envolvem crimes”, detalhou o MPF
Como os corpos foram encontrados?
Pescadores estavam em alto mar quando enxergaram a embarcação com vários corpos em avançado estado de decomposição. O Instituto Médico Legal (IML) também foi acionado para atender a ocorrência.
Veja as cenas abaixo de quando as vítimas foram encontradas:
Barco com corpos à deriva é encontrado por pescadores no PA
Ainda segundo a Defesa Civil, estão sendo mobilizados os órgãos no município e uma equipe saiu para localidade de Tamatateua, onde fica o porto mais próximo do local da embarcação. 
Em nota, a Marinha do Brasil (MB) informou que uma equipe de Inspetores Navais da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) foi acionada está apurando os elementos essenciais para abertura de investigação do Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN).
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Mais Notícias