18 de outubro de 2024

PF cumpre mandados em Votorantim durante operação contra quadrilha suspeita de roubo de cargas e tráfico de drogas

Organização praticava roubos de cargas, homicídios e tráfico de drogas em vários estados brasileiros, segundo a PF. Em Votorantim (SP), foram cumpridos cinco mandados de prisão e buscas na manhã desta quinta-feira (17). Operação apreendeu armas, munições, cartões bancários e documentos em cidades paulistas
Polícia Federal/Divulgação
Uma operação da Polícia Federal e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco) cumpre mandados de prisão temporária e de busca e apreensão em Votorantim (SP) e em outros estados brasileiros na manhã desta quinta-feira (17).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A Operação Ladinos busca combater uma organização criminosa envolvida na prática de roubo de cargas, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e diversos crimes violentos. O grupo atua em diversos estados brasileiros.
Em Votorantim, a PF cumpre cinco mandados de prisões e buscas. Ao todo, estão sendo cumpridos 19 mandados de prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Alagoas, todos expedidos pela 6ª Vara Criminal da Comarca de Campinas (SP).
O Ministério Público também determinou o sequestro de bens e quantias em dinheiro ligados à organização. O valor totaliza cerca de R$ 382 milhão.
Durante a operação desta quinta-feira, os agentes apreenderam armas, munições, relógios, celulares, cartões bancários e documentos.
Operação apreendeu armas, munições, cartões bancários e documentos em cidades paulistas
Polícia Federal/Divulgação
Investigação
A investigação começou em 2022, após a PF receber a informação de que o líder de uma organização criminosa, que atua no roubo de cargas na região de Campinas e em diversos estados, estaria morando em condomínio de luxo em Campinas.
Na ocasião, o investigado foi preso em flagrante usando uma identidade falsa e portando uma pistola e munições sem autorização.
A partir da prisão do investigado, a polícia apreendeu documentos e objetos que apontavam para a prática de roubos de carga e de instituições financeiras.
Segundo a Polícia Federal, a organização usava empresas de fachada, identidades falsas e laranjas para ocultar os ganhos financeiros.
Operação Ladinos cumpre mandados de prisão temporária e de busca e apreensão em estados brasileiros nesta quinta-feira (17)
Polícia Federal/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias