18 de janeiro de 2025

PF e CGU realizam operação contra desvio de dinheiro público, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e sonegação de impostos na BA

Esquema criminoso era formado por ex-gestores, vereadores, funcionários públicos, empresários, políticos e particulares das cidades onde ocorreram as apreensões. PF e CGU realizam operação contra desvio de dinheiro público, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e sonegação de impostos na BA
Divulgação/PF
Cerca de 24 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em cidades do interior da Bahia, nesta terça-feira (18). O alvo da operação foi um grupo criminoso especializado em desvio de verba pública, fraude em licitações, corrupção, lavagem de dinheiro e sonegação de impostos.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
Intitulada de Operação Piemonte, a ação foi realizada de forma conjunta entre a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União na Bahia (CGU-BA). Os mandados foram cumpridos nas cidades de Juazeiro, Ourolândia, Capim Grosso, Várzea Nova e Filadélfia.
Além das apreensões, os suspeitos tiveram suas contas bloqueadas e servidores públicos supostamento envolvidos no esquema foram afastados.
Bahia tem sete entre 10 municípios do país com maior proporção de homicídios em 2022, aponta Atlas da Violência
Homem agredido com socos e chutes por policial em bar na BA relata medo de sair de casa
Conforme a PF, o esquema criminoso era formado por ex-gestores, vereadores, funcionários públicos, empresários, políticos e particulares das cidades onde ocorreram as apreensões.
As investigações revelaram um esquema de fraude em licitações, principalmente no ramo de locação de veículos, com pagamento de propina a servidores e pessoas politicamente expostas, por meio de um elaborado esquema de lavagem de dinheiro, compra de veículos de luxo e até mesmo transferências de grandes quantias a laranjas e “testas de ferro”.
⚠️ Ainda segundo as investigações, o grupo movimentou, ilegalmente, em um curto período, um valor que supera R$ 51 milhões.
PF e CGU realizam operação contra desvio de dinheiro público, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e sonegação de impostos na BA
Divulgação/PF
Os investigados responderão pelos crimes de:
Associação criminosa
Fraude à licitação
Desvio de recursos públicos
Sonegação de impostos
Lavagem de capitais
As penas podem chegar a 34 anos de reclusão.
Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia, especializada em organização criminosa e lavagem de capitais.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Mais Notícias