Conforme a polícia, todo o material usado na mineração foi apreendido. Foram encontrados ainda R$ 15 mil e três espingardas. Uma das minas onde a exploração era feita
Polícia Federal
A Polícia Federal encontrou 50 pessoas realizando extração ilegal de minério em várias minas de Coronel Murta.
A ação foi realizada na última quinta-feira (25), mas as informações só foram divulgadas nesta segunda (29). Os trabalhos contaram com o apoio da Polícia Militar e da Agência Nacional de Mineração.
“Esses mineradores realizavam suas atividades sem nenhuma condução desse de segurança e de forma rudimentar. Eles utilizavam pás, picaretas, carrinho de mão, compressores e geradores”, informou a PF.
Ainda conforme a polícia, todo o material foi apreendido. Foram encontrados ainda R$ 15 mil e três espingardas.
Foram lavrados Teremos Circunstanciados de Ocorrências para os envolvidos, nos quais eles se comprometeram a comparecer em audiências com o juiz em Araçuaí. O TCO é um instrumento legal para crimes considerados de menor potencial ofensivo. As 50 pessoas podem responder por extração ilegal de minério, cuja pena pode chegar a um ano de prisão.
” A Polícia Federal buscará identificar os financiadores dos empreendimentos que incorrerão no crime de usurpação de bem da União, cuja pena máxima e de cinco anos de reclusão”, destacou a PF.
Parte dos materiais apreendidos
Polícia Federal
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.