Suspeitos passavam por duas cidades da Bolívia e três do Brasil carregando cápsulas de cocaína no sistema digestivo. Destino final do material era Limeira (SP), diz investigação. A Polícia Federal (PF) informou, nesta sexta-feira (7), que mapeou a rota do tráfico internacional de drogas usada por bolivianos presos em Limeira na semana passada. Segundo a investigação da PF, o grupo passava por cinco cidades principais: Santa Cruz de La Sierra (BO), Pueto Suarez (BO), Corumbá (BR), São Paulo (BR) e Limeira (BR).
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Drogas em cápsulas excretadas por bolivianos em Limeira
Reprodução/EPTV
Entenda esquema
Ainda segundo a PF:
A droga era engolida pelos bolivianos em Santa Cruz de La Sierra, cidade mais populosa da Bolívia e considerada o centro comercial do país.
Com a droga no sistema digestivo, os bolivianos se dirigiam de ônibus até Puerto Suárez, pequeno município próximo da fronteira com o Brasil.
Os suspeitos entravam no Brasil por Corumbá, cidade do Mato Grosso do Sul.
Em Corumbá (MS), os bolivianos partiam para São Paulo.
Ao chegarem em São Paulo, eles eram encaminhados para Limeira (SP).
A PF de Piracicaba afirmou ao g1 que havia uma pessoa específica e responsável por fazer o transporte dos bolivianos até Limeira, onde a droga era excretada em uma chácara alugada, lavada e vendida para traficantes da região. Mas a pessoa suspeita ainda não foi identificada pelas investigações.
Quantidade de droga
Nessa operação, foram apreendidos 19 kg de cocaína e quase um quilo de skunk, droga pertencente ao grupo de canabinoides. A cocaína era a pasta base para a produção de crack, segundo a PF.
A quantidade de droga representa o que foi recolhido na chácara que recebia os bolivianos em Limeira e o a coleta feita no hospital, no último domingo (2), que atendeu os suspeitos com itens no sistema digestivo.
Investigadores tem trabalhado para identificar os responsáveis pela aquisição e comercialização das drogas.
Prisões e encaminhamentos
Somam dez homens e sete mulheres apreendidos nos dias 27 e 28 de janeiro e conduzidos à Polícia Federal de Piracicaba. Havia dois adolescentes nesse montante.
Prisões preventivas foram decretadas em 28 e 29 de janeiro. Nove homens foram presos no Centro de Detenção Provisória “Nelson Furlan” de Piracicaba. De acordo com a PF, a prisão preventiva não tem prazo para encerrar.
“Ela dura até o final do processo ou enquanto persistirem os requisitos para sua decretação, no caso, garantir aplicação da lei penal”, afirma ao g1.
Quatro bolivianas foram conduzidas para a Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu (SP). Outras duas foram liberadas pela Justiça Federal de forma provisória por serem responsáveis por crianças.
A Vara da Infância e Juventude de Limeira ainda determinou que os dois adolescentes envolvidos fossem encaminhados à Fundação Casa. O adolescente foi para a unidade de Limeira, que recebe meninos. Já a adolescente foi para Campinas, que acolhe meninas.
PM prende 15 bolivianos por tráfico internacional de drogas em Limeira
Bauru
No último dia 31, a Polícia Militar de Bauru (SP) prendeu três bolivianos que ingeriram capsulas com drogas.
De acordo com a PF de Piracicaba, há muitas evidências de que esses suspeitos estão envolvidos com o esquema deflagrado em Limeira no final de janeiro. A investigação justificou por conta da semelhança, modo de operação e outros detalhes que não puderam ser compartilhados com a reportagem.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba