18 de outubro de 2024

PF prende funcionários de empresas de logística em operação contra tráfico internacional de drogas no Porto de Santos; VÍDEO

Operação Papyrus foi deflagrada, nesta quarta-feira (16), em diferentes cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo. Cerca de R$ 250 mil foram apreendidos durante a operação. PF prende funcionários de logística portuária em operação contra tráfico internacional
Quatro funcionários de empresas de logística portuária foram presos nesta quarta-feira (16) durante a Operação Papyrus, que investiga o tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. A ação foi realizada pela Polícia Federal (PF), com apoio do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) da Polícia Militar, e apreendeu R$ 250 mil em cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com a PF de Santos, o dinheiro encontrado é fruto do tráfico de drogas. Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária em Cubatão e um de Guarujá. Uma pessoa foi presa em flagrante por lavagem de dinheiro em Cubatão. Segundo a PF, os presos tem 26, 34, 40 e 42 anos, e são funcionários de empresas de logística.
Operação Papyrus foi realizada pela Polícia Federal com apoio do Baep
PF Santos
As investigações começaram a partir da apreensão de 270 kg de cocaína em junho deste ano, em um carregamento de papel sulfite no Porto de Santos. Por isso, a operação foi nomeada de Papyrus, pois trata-se do tipo de carga existente nos contêineres que foram alvo de contaminação.
Segundo a PF, os indícios colhidos no decorrer da investigação demonstraram que os criminosos atuaram de forma associada para colocar a cocaína em contêineres destinados ao exterior, principalmente para França.
O modus operandi consistia na retirada indevida dos cofres de carga, no pátio da empresa transportadora em Cubatão, para transporte até o pátio de um terminal retroportuário, em Guarujá. No local, as portas dos contêineres eram abertas para a inserção da droga no meio da carga de papel destinada à exportação.
Dinheiro foi apreendido pela PF de Santos
PF Santos
Além da droga descoberta em junho, a polícia acredita que o grupo criminoso possa ter atuado na contaminação de outros quatro contêineres, que resultaram na apreensão de drogas no exterior.
No entanto, a PF ainda trabalha nas medidas de cooperação policial internacional para obter informações sobre essas ocorrências com as autoridades dos locais das apreensões. Se somadas, as apreensões de cocaína no Brasil e no exterior, com o mesmo modus operandi, chegam a aproximadamente 1.300 kg.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias