24 de setembro de 2024

PF prende integrantes de grupo que usava mergulhadores para traficar cocaína pelo Porto de Rio Grande

Quatro pessoas foram presas no RS e outras seis no Paraná, Santa Catarina e na Alemanha. Segundo PF, grupo usava compartimento de navios de carga para traficar drogas para o exterior. Polícia faz operação contra o tráfico de drogas em Rio Grande
A Polícia Federal (PF) prendeu 10 pessoas suspeitas de tráfico internacional de cocaína pelo Porto de Rio Grande, no Sul do estado, nesta terça-feira (16). Segundo a PF, o grupo contava com mergulhadores para botar a droga em um compartimento externo nos navios de carga.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O compartimento fica abaixo da linha da água e tem como função resfriar o motor, descarregar a água do navio e auxiliar no sistema de combate a incêndio.
Quatro pessoas foram presas no RS e as outras seis, no Paraná, em Santa Catarina e na Alemanha.
“Agora os elementos apreendidos serão submetidos à perícia e a posterior análise pela equipe de investigação. Então as investigações devem continuar para tentar localizar outros elementos de prova e possíveis outros integrantes da organização”, afirma o delegado Matheus Vivacqua Cechet.
LEIA TAMBÉM: Três réus são condenados por tráfico de mais de 200 kg de cocaína apreendidos em casco de navio no RS
Material de mergulho apreendido pela investigação em Rio Grande
PF/Divulgação
A Portos RS, responsável por organizar e fiscalizar o tráfego hidroportuário no estado, afirma que a operação está sob sigilo e que está contribuindo, juntamente com a Guarda Portuária, com a investigação.
Apenas em agosto de 2023, o grupo transportou 198 kg de cocaína para o Porto de Las Palmas, na Espanha. À época, a droga foi apreendida pela guarda civil do país. Nesse caso, a PF tem o apoio da Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol) e da Polícia da Alemanha para cumprir um mandado de prisão no exterior.
Operação das autoridades espanholas contra tráfico de drogas
Reprodução
A investigação iniciou em 2022 após denúncias de tráfico pelo Porto, resultando em 38 mandados contra o grupo – 12 de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A operação é chamada de Escafandria, nome do método utilizado pelos traficantes.
Grupo exportava a droga a partir do Porto de Rio Grande
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias