Calorão deverá chegar perto dos 40°C ao longo do dia, que será o último antes da chegada de uma frente fria que promete amenizar as altas temperaturas na quinta-feira (3). Imagem de arquivo – sol forte e calor no estado de São Paulo
Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo
O forte calor registrado pelo menos desde o domingo (29) deve ter seu pico registrado nesta quarta-feira (2), quando os termômetros podem chegar a 39°C na região do Vale do Paraíba.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Taubaté, Guaratinguetá, Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Lorena, Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela estão entre as cidades que devem chegar perto dos 40°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
São José dos Campos, Jacareí, Pindamonhangaba, Caçapava e Atibaia ficam um pouco abaixo, com previsão de máxima de 38°C. Na Serra da Mantiqueira, as cidades devem ficar na casa dos 30°C.
Confira a previsão do tempo da região nesta quarta-feira (2)
Segundo o Clima Tempo, portal especializado em meteorologia, o país enfrenta a oitava onda de calor deste ano, que na região será encerrada com a chegada de uma frente fria na quinta-feira (3).
Ainda de acordo com o portal, o pico do calor é considerado comum antes da frente fria por conta de um fenômeno chamado ‘efeito pré-frontal’.
“Além da presença de uma forte massa de ar quente, que contribui para o aumento das temperaturas, uma frente fria em deslocamento para a faixa central brasileira intensifica ainda mais o calor. Esse fenômeno, conhecido como “efeito pré-frontal”, faz com que o ar aqueça antes da chegada da frente fria, favorecendo uma elevação mais acentuada das temperaturas, contribuindo para o cenário de calor extremo”, explica o portal.
A partir de quinta-feira (3), as temperaturas sofrerão uma queda brusca na região. Em Taubaté, por exemplo, a máxima prevista está em 25°C para a data e 21°C na sexta-feira (4). A previsão se repete em São José dos Campos e no Litoral Norte.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina