8 de novembro de 2024

Pilar para a vitória de Trump, Susie Wiles é anunciada como futura chefe de Gabinete dos EUA


Susie foi estrategista da campanha republicana e é bem avaliada no círculo interno do presidente eleito. Essa será a primeira vez que uma mulher ocupará o cargo. Susie Wiles, líder da campanha de Donald Trump nas eleições americanas de 2024, observa o candidato republicano durante discurso em 15 de janeiro de 2024.
AP Photo/Andrew Harnik
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (7) Susie Wiles como chefe de Gabinete do próximo governo. Ela é considerada uma das principais arquitetas da vitória do republicano nas eleições presidenciais.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Nos Estados Unidos, o cargo de chefe de Gabinete pode ser comparado com o de ministro da Casa Civil do Brasil. Entre as funções está a coordenação das atividades do governo e a organização das demais secretarias. Susie também deverá operar como uma das principais conselheiras do presidente.
Esse foi o primeiro nome anunciado por Trump para compor a equipe de seu segundo mandato. A imprensa norte-americana já havia revelado que Susie estava entre as principais cotadas para assumir um cargo no governo.
“Susie é forte, inteligente, inovadora e universalmente admirada e respeitada. Susie continuará a trabalhar incansavelmente para Fazer a América Grande Novamente”, disse Trump em um comunicado.
“É uma honra ter Susie como a primeira mulher chefe de gabinete da história dos Estados Unidos. Não tenho dúvida de que ela fará nosso país se orgulhar.”
Susie foi uma das responsáveis por levar Trump ao poder em 2016 e ajudou a limpar o nome do republicano em 2021, após apoiadores invadirem o Capitólio no dia 6 de janeiro daquele ano.
Na corrida presidencial de 2024, ela trabalhou ao lado de Chris LaCivita. Embora Trump tenha deixado de lado conselhos de campanha diversas vezes, os estrategistas mantiveram o foco nas fraquezas de Joe Biden e Kamala Harris.
Apoiadores de Trump esperam que Susie instale uma sensação de ordem e disciplina, algo que frequentemente faltou durante o primeiro mandato do republicano. Entre 2017 e 2021, ele fez várias trocas na Chefia de Gabinete.
Susie é amplamente reconhecida, tanto dentro quanto fora do círculo íntimo de Trump. Ela evitou os holofotes durante a campanha e se recusou a discursar enquanto Trump celebrava a vitória nas eleições.
LaCivita também é cotado para um cargo sênior na nova administração.
🎧 Conheça mais sobre o trabalho de Susie na campanha de Trump no episódio de O Assunto:
LEIA TAMBÉM
Putin parabeniza Trump por vitória e diz estar pronto para restabelecer relações com os EUA
Imigração, economia, aborto e política externa: as propostas de Trump agora — e o que ele fez no 1º mandato
7 coisas que Trump diz que fará como presidente
VÍDEOS: Eleições nos EUA

Mais Notícias