21 de setembro de 2024

Pinacoteca de SP recebe exposição com obras feitas por presos políticos durante ditadura militar

Exposição entra em cartaz neste sábado (6) na Estação Pina, no Centro. Corda de Neide de Sá.
Divulgação/ Pinacoteca de São Paulo
A Estação Pina, da Pinacoteca de São Paulo, recebe uma exposição sobre os 60 anos da ditadura militar no Brasil que inclui obras de arte feitas por ex-presos políticos durante o período ditatorial.
A exposição parte da Coleção Alípio Freire, doada ao Memorial da Resistência em 2023. A coleção foi reunida pelo jornalista Alípio Freire e pela advogada e esposa dele, Rita Sipahi, ambos ex-presos políticos.
Ela tem registros feitos entre 1964 e 1985, como pinturas, desenhos, colagens e gravuras, realizadas em diferentes presídios da cidade de São Paulo, como Tiradentes, Carandiru, Penitenciária Feminina, Hipódromo, Presídio Militar Romão Gomes (Barro Branco) e no próprio Deops/SP, durante os anos 70.
As obras integram, desde 2023, o acervo do Memorial da Resistência de São Paulo e será a primeira vez que o conjunto será mostrado ao público na Pinacoteca.
Fantasmas da esperança (2018), obra de Marcela Cantuária
Divulgação/ Pinacoteca de SP
Além das obras dos anos 70, o coletivo Mulheres Possíveis apresenta um projeto artístico multidisciplinar desenvolvido pelas artistas Beatriz Cruz, Leticia Olivares, Sandra Ximenez e Vânia Medeiros, em colaboração com mulheres em situação de cárcere na Penitenciária Feminina da Capital desde 2016.
Entre os destaques do acervo contemporâneo da Pinacoteca está a obra “Fantasmas da Esperança”(2018), de Marcela Cantuária, nunca exibida publicamente pelo museu. e “A Corda” (1967) de Neide Sá, que será apresentada em nova configuração.
Serviço
🗓️Quando? A partir de sábado (6)
📍Onde? Pina Estação – Largo General Osório, 66, Santa Ifigênia, Centro
💲Quanto? A partir de R$ 15 (grátis aos sábados)

Mais Notícias