12 de fevereiro de 2025

Pipas causam mais de 680 interrupções de energia em São Carlos e 41 cidades em 2024


Araraquara lidera o ranking com 164 casos, seguida de Mococa com 106 e São Carlos com 76. Veja números outras 39 cidades da região. Pipa presa em poste em meio aos fios elétricos
Divulgação
As ocorrências com pipas na rede elétrica causaram mais de 681 interrupções de energia em São Carlos, Araraquara (SP) e outras 40 cidades da região em 2024.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Entre janeiro e dezembro do ano passado, as pipas deixaram mais de 65,5 mil clientes sem energia elétrica em 15 municípios da região atendidos pela Neoenergia Elektro.
A CPFL Paulista, responsável por outras 24 cidades, não divulgou dados sobre o número de clientes afetados por este tipo de ocorrência.
O município de Araraquara lidera o ranking com 164 casos. O número ainda é menor do que em 2023 quando foram registrados 272, uma redução de 39,71%.
Já Mococa registrou 106 casos em 2024, enquanto em 2023 foram 51, um aumento de 107,8%.
São Carlos teve 76 ocorrências no ano passado e 90 em 2023, com queda de 15,5%.
⚠️Riscos de acidentes😲
soltar pipas próximo às redes elétricas é um perigo
Divulgação/Equatorial Pará
A brincadeira de empinar pipas deve ser feita sempre em campos abertos e nunca perto da fiação elétrica.
“Qualquer pessoa que se aproxima da rede, utilizando objetos para facilitar o alcance da pipa, se expõe a risco de sofrer descargas elétricas. E um choque pode ser fatal”, disse Marcos Victor Lopes, gerente de Saúde e Segurança Trabalho do Grupo CPFL Energia.
O gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Elektro, Guilherme Mafra, alerta que pipas enroscadas em postes, transformadores ou cabos elétricos podem provocar curto-circuito e interromper o fornecimento de energia
“Além disso, as linhas com cerol podem cortar os cabos de condução de eletricidade e provocar um acidente mais grave”, disse.
Acidentes envolvendo pipas geram falta de energia elétrica
A linha com cerol também coloca em risco a vida de pedestres, ciclistas e motociclistas. O uso de cerol ou linha chilena são considerados crime em São Paulo, de acordo com a Lei Estadual no. 12.192, de 2006.
Em caso de ocorrências do tipo, a CPFL Paulista orienta as pessoas a ficarem o mais distante possível do fio partido. Se houver vítimas no local, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou outro órgão de socorro médico deve ser acionado imediatamente.
Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são como condutores de energia e podem causar choques elétricos;
Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-las;
Não use cerol ou linha chilena. Além do risco de ferir ou mesmo matar, esses materiais costumam cortar os fios;
Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço, além de causar interrupções no fornecimento, há grande risco de provocar acidentes;
Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.
Ocorrências com pipas
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Mais Notícias