27 de dezembro de 2024

Piracicaba monta unidade no Tiro de Guerra para atender moradores com sintomas gripais e de dengue

Previsão é início do atendimento em 10 de junho, todos os dias, das 7h às 18h. Tiro de Guerra de Piracicaba cedeu área para montagem de unidade de saúde
Divulgação/CCS
A Saúde de Piracicaba (SP) prepara uma estrutura para atender pacientes com sintomas respiratórios e de dengue no Tiro de Guerra. A previsão é começar os atendimentos nessa unidade temporária em 10 de junho.
📲 Acesse a nova comunidade do g1 Piracicaba e fique por dentro das notícias da região
Segundo a prefeitura, o intuito do projeto, nomeado de “UPA+Livre”, é desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e atender o aumento na demanda previsto para o período de frio, com moradores apresentando mais infecções respiratórias.
➡️A nova unidade vai funcionar das 7h às 18h, todos os dias, e prevê atender pessoas com sintomas de gripe, resfriado e Covid-19, além de dengue. Inicialmente, a unidade vai funcionar por um período de 60 dias.
A intenção é diminuir a procura de pacientes com sintomas respiratórios nas UPAs da cidade, para que elas possam priorizar demandas mais urgentes.
Estrutura
Segundo a Saúde, a estrutura da unidade criada no TG vai ter capacidade de atender até 250 pessoas por dia, de qualquer faixa etária. Ela vai funcionar na quadra poliesportiva.
A unidade terá salas de espera, acolhimento, triagem, coleta para testes rápidos, exames de laboratório, hidratação, soro, medicação, além de três consultórios médicos.
A orientação da Saúde é que, a partir de 10 de junho, moradores com sintomas de gripe, resfriado, Covid-19 e dengue procurem essa unidade para atendimento. Em caso de sintomas graves, o paciente poderá ser transferido para uma UPA.
O Tiro de Guerra fica na Rua Anhanguera, 362, Bairro Morumbi.
Atendimento para pessoas com sintomas de dengue em Piracicaba
Divulgação/CCS
Casos graves de dengue
A Saúde de Piracicaba já tinha tido uma iniciativa semelhante para atender casos mais agudos de dengue. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Piracicamirim ficou nos últimos dois meses voltada exclusivamente para isso.
Esta sexta-feira (31) foi o último dia que a unidade atendeu casos suspeitos de dengue com sintomas agudos. No período, foram 7,5 mil atendimentos, uma média de 120 por dia.
A partir de segunda (3), a UBS Piracicamirim volta aos atendimentos de rotina da atenção básica e os moradores com sintomas agudos de dengue devem se dirigir às UPAs ou, a partir do dia 10, ao Tiro de Guerra.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Mais Notícias