Cidade registrou temperaturas máximas acima dos 33ºC durante cinco dias seguidos em abril. Piracicaba registra primeira onda de calor desde 2006
Piracicaba (SP) registrou a primeira onda de calor nesta terça-feira (30) desde que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) começou a monitorar a cidade em 2006. O município teve temperaturas acima dos 33ºC nos últimos cinco dias consecutivos em abril, conforme dados do Centro Integrado de Informações Agrometereológicas (Ciiagro). A temperatura média para o mês, verificada pelo Inmet desde 2006, é de 28ºC.
Segundo o Inmet, para que seja considerado o registro de onda de calor, o município precisa ter cinco dias consecutivos de temperaturas 5ºC acima da marca prevista para determinado mês.
Onda de calor 🌡️
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de perigo potencial para onda de calor, com risco à saúde, devido a previsão de temperaturas 5ºC acima da média durante período de 3 até 5 dias.
O comunicado, divulgado às 10h45 desta terça-feira (30) tem validade até às 20h desta quinta-feira (2). Os termômetros podem marcar mínimas de 21ºC e máximas de 36ºC nos próximos dias.
Inmet emite alerta de perigo potencial para onda de calor na região de Piracicaba
Reprodução/Inmet
Uma onda de calor que pode derrubar a umidade relativa do ar.🧾A recomendação é que os moradores da região sigam algumas orientações como:
💧 Beber bastante líquido;
🥵 Evitar desgaste físico nas horas mais secas;
🌡️ Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
🚿 Utilizar umidificadores de ar se possível, hidratar a pele e evitar banhos muito quentes para não ressecar a pele.
Calor na região de Piracicaba: recomendação é se hidratar e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes
Reprodução/EPTV
Rio Piracicaba
Sem alcançar o volume de chuvas esperado para abril, o Rio Piracicaba, na região da Rio do Porto, em Piracicaba (SP), registrou vazão e nível abaixo das expectativas para o mês. Na manhã desta segunda-feira (29), o manancial marcava 28,7 mil litros por segundo (m3/s). A marca é 72% menor que o ideal nesse período do ano.
A vazão média histórica para abril é de 103 mil litros de água por segundo. Em relação ao nível, o leito tinha profundidade de 1,14 metro na região da Rua do Porto. O nível médio para abril é de 1,88 metro.
Os índices são do Boletim Diário da Sala de Situação PCJ, que envolve as bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e fornece dados diários com medições do Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee) do Estado de São Paulo.
Rio Piracicaba na região da Rua do Porto tem pedras aparentes
Reprodução/EPTV
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Chuvas
Em abril, o volume médio de chuvas é de 71,18 milímetros. Na manhã desta segunda-feira (29), o Rio Piracicaba registrava 37 milímetros de chuvas acumuladas em todo mês, quantidade 85,3% menor que esperado.
Até esta terça-feira (30), a cidade Piracicaba registrou volume de chuva acumulado de 50 milímetros.
O manancial tem registrado volume de chuvas, vazão e nível menores que os parâmetros médios para abril desde a primeira quinzena do mês.
Dia do Rio Piracicaba
No dia 15 de abril, a vazão do Rio Piracicaba ficou 60% abaixo do volume médio esperado para abril. Às 7h, o rio registrava 41 mil litros de água por segundo. Em relação à profundidade do manancial, as marcas também eram menores que a expectativa para o período. Com1,31 metro na data, nível era 30,4% menor que o ideal.
O Dia do Rio Piracicaba, celebrado em 15 de abril, foi instituído em lei municipal aprovada em agosto de 2001 pela Câmara conforme proposta apresentada pela então vereadora Laurisa Cortelazzi (PV). Desde 2002, a data integra o calendário oficial de eventos do município e propõe reflexão sobre a relação entre a cidade e o rio.
Trecho do Rio Piracicaba apresenta água com coloração diferente nesta terça-feira (28)
Arquivo pessoal
Início de abril
No dia 1º de abril a vazão do Rio Piracicaba, na região da Rua do Porto, registrou 80,88 mil litros de água por segundo (m3/s). A marca ficou abaixo da média atual esperada para abril, de 84,70 m3/s. O volume observado é ainda menor que o estimado para o período em toda série história, equivalente a 103 mil litros.
Em março, o acumulado de chuvas verificado na região da Rua do Porto, no Rio Piracicaba, ficou em 22% abaixo da expectativa até o dia 31 de março, segundo dados divulgados pela Rede Telemétrica do Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (Saisp). Até o dia 15 de abril, o Rio Piracicaba registrava 26 milímetros de chuvas acumuladas.
Rio Piracicaba está no imaginário das pessoas da cidade
Claudia Assencio/G1
Previsão do tempo ☀️
Terça-feira (30)
Mínima de 21ºC e máxima de 35ºC. Sol e aumento de nuvens de manhã, com previsão de 5 milímetros de chuvas.
Quarta-feira (1º)
Mínima de 21ºC e máxima de 36ºC. Não chove.
Quinta-feira (2)
Mínima de 21ºC e máxima de 36ºC. Sol com aumento de nuvens durante o dia.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba