Taxa lidera entre as cinco maiores cidades da área de cobertura da EPTV Campinas. Acumulado é de 112 locais alvo de intervenções irregulares. Area verde em Piracicaba
Claudia Assencio/G1
Piracicaba (SP) é a cidade que mais registrou aumento de desmatamento de 2022 para 2023 entre as cinco maiores cidades da EPTV Campinas, afiliada da TV Globo. De um ano para outro, houve um crescimento de 16,1% de intervenções irregulares em áreas verdes.
Sumaré (SP), Indaiatuba (SP), Limeira (SP) e Campinas (SP) tiveram redução de áreas desmatadas. Os dados são do Painel Verde, plataforma da secretaria estadual do Meio Ambiente. A pasta mostra os dados do desmatamento na cidade de 2019 a 2021; que teve o maior índice destes quatro anos.
📲Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Em 2022, houve uma redução de 31.8%, no entanto, o número voltou a aumentar em 2023.
Áreas desmatadas em Piracicaba entre 2019 e 2023
O desmatamento é medido por hectares. Cada hectare equivale a 10 mil m². Ainda conforme o Estado, entre 2019 e 2023, Piracicaba acumulou 112 áreas desmatadas.
Segundo o professor de manejo florestal da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), Edson José Vidal da Silva, Piracicaba, tem apenas 9% de vegetação nativa.
“E mesmo esse pouquinho que a gente tem, elas ainda não estão sendo bem tratadas. Então a gente precisa criar estratégia, em um primeiro momento, para proteger esses recursos que aí estão, não permitir que eles sejam desmatados”, afirma Vidal da Silva.
O professor também é coordenador do projeto Corredor Caipira, responsável pelo reflorestamento do trecho do riacho Piracicamirim há 20 anos, e destaca a necessidade de traçar estratégicas para recuperar as áreas degradadas.
“Em um segundo momento, a médio e a longo prazo, [é preciso] fazer conexão para eles os recursos] poderem sobreviver com outros fragmentos, e, estrategicamente também recompor as áreas sensíveis para produção de água”, afirma.
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba informou que as áreas que aparecem no levantamento se tratam de APPs e, nesse caso, a competência é do Estado.
O que são ‘intervenções irregulares?’
Os registros feitos pela Polícia Militar Ambiental incluem:
Destruir a vegetação nativa causando desmatamento;
Danificar a vegetação nativa, reduzindo ou alterando as características iniciais, deteriorando a cobertura vegetal (atear fogo na mata, por exemplo)
Situações de ocupação irregular e limpeza de terreno irregulares
Segundo o coordenador de fiscalização e biodiversidade do Estado de São Paulo, os moradores da área rural devem conversar com os órgãos responsáveis antes de qualquer intervenção. Ele também explica que a maioria das intervenções ocorre em áreas menores.
A Polícia Militar Ambiental intensifica os trabalhos em locais onde existem maior incidência de infrações. Segundo o coordenador de fiscalização e biodiversidade do Estado de São Paulo, os moradores da área rural devem conversar com os órgãos responsáveis antes de qualquer intervenção. Ele também explica que a maioria das intervenções ocorre em áreas menores.
“Com todo um trabalho de entendimento, o que é bastante relevante é que 90% das situações de intervenção se dão em áreas menores que 1 hectare. Então, a gente tem uma grande concentração de áreas menores que, na somatória, chegam neste montante”, diz.
Dados da região
Das cinco maiores cidades da área de cobertura da EPTV Campinas, Piracicaba também é a única que teve aumento de áreas desmatadas de 2022 para 2023 — as outras tiveram uma redução das intervenções. Confira os dados abaixo.
Áreas desmatadas nas cinco maiores cidades da EPTV Campinas
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba