Foram 10 crimes do tipo nos três primeiros meses deste ano. Também houve alta nos roubos de veículos, mas total de armas apreendidas, prisões e veículos recuperados aumentou. Plantão Policial de Piracicaba
Arthur Menicucci/G1
O número de homicídios dolosos – quando há intenção de matar – em Piracicaba (SP) no primeiro trimestre deste ano é o maior para o período desde 2015.
Foram 10 crimes do tipo nos três primeiros meses de 2024. Os dados foram atualizados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) nesta quinta-feira (25).
O aumento é de 66,6% na comparação com o primeiro trimestre de 2023, quando ocorreram seis homicídios dolosos.
O dado foi alavancado pela quantidade de crimes em março deste ano, quando foram registrados cinco homicídios. Veja a seguir os dados dos primeiros trimestres dos últimos dez anos:
Em um dos casos, registrado em 10 de março, duas vítimas morreram. Após discussão em um bar, uma jovem de 29 anos foi morta a tiros na calçada do estabelecimento no bairro Pauliceia, durante a madrugada.
Um dos donos do comércio, que tentou intervir na briga, foi baleado e também morreu. O irmão do proprietário e sócio do estabelecimento também ficou ferido no braço.
Segundo a polícia, o suspeito do crime é o ex-namorado da mulher, que fugiu em uma motocicleta. Veja vídeo da execução da jovem:
Câmera flagra momento em que homem atira contra ex-namorada em bar de Piracicaba
Roubos e furtos de veículos e estupro
A região também registrou um aumento de 79,2% no número de roubos de veículos, enquanto a quantidade de furtos desse tipo de patrimônio registrou alta de 26,8%.
Já o total de estupros subiu 25%, enquanto lesões corporais dolosas – quando há intenção – apresentaram elevação de 8,3%. Confira as estatísticas a seguir:
Produtividade policial
Por outro lado, ações relacionadas à produtividade policial também apresentaram crescimento. A polícia apreendeu 56,5% mais armas no primeiro trimestre de 2024 que no mesmo período do ano passado.
Além disso, a quantidade de prisões efetuadas teve uma alta 20,8%, enquanto o número de veículos recuperados subiu 14,7%.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba