Catraca aceitará cartões físicos ou virtuais. Ideia é facilitar o uso para quem é de fora ou utiliza o transporte pela primeira vez. Cartões de crédito e débito já podem ser utilizados para pagar o transporte público em Ribeirão Preto
Prefeitura de Ribeirão Preto
Os usuários do transporte coletivo em Ribeirão Preto (SP) têm novas opções para pagamento das passagens. Cartões de crédito e débito já podem ser utilizados para pagar o transporte, via aproximação, diretamente na catraca do ônibus.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A modalidade Pix também será possível e deve ser implementada na próxima semana. Antes da mudança, só era possível adquirir a passagem por meio do cartão “Nosso”, que deveria ser carregado em pontos específicos da cidade.
Além disso, havia uma tarifa de R$ 2 para aquisição do cartão, paga em dinheiro diretamente ao motorista.
Com a novidade, pessoas de fora da cidade ou usuários que vão utilizar o transporte pela primeira vez não precisam adquirir o cartão previamente.
Atenção com cartões
O superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, alerta, no entanto, para o cuidado na forma de pagamento, já que a aproximação de dois cartões habilitados pode gerar problemas, como a cobrança no cartão indesejado.
O alerta é feito pois muitas pessoas colocam o cartão “Nosso” junto ao do banco, ou colocam mais de um cartão de débito ou crédito na carteira ou na capinha do celular.
“O que pode acontecer e vem acontecendo nos testes com o cartão ‘Nosso’ junto ao de crédito ou débito, é que pode ser que passe no cartão de débito e não no ‘Nosso’. Pode ser que passe em um ou outro”, explica.
Para evitar o erro, a recomendação é o cuidado ao colocar dois cartões juntos ao aproximar da catraca e realizar o pagamento. O usuário deve aproximar apenas um deles.
RP Mobi instrui usuários a não aproximarem dois cartões nas catracas dos ônibus
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região