28 de dezembro de 2024

‘Planeta Gelado’: veja flagrantes inusitados de espécies que só existem na Antártica

A Antártica descoberta há apenas 200 anos atrás, até hoje abriga mundos misteriosos. Nesse território, a temperatura pode bater 80 graus negativos e os ventos atingem até 320 quilômetros por hora. ‘Planeta Gelado’: veja flagrantes inusitados de espécies que só existem na Antártica
O quarto episódio de “Planeta Gelado” mostra flagrantes inusitados de espécies que só existem na Antártica.
Este território descoberto há apenas 200 anos abriga até hoje mundos misteriosos. Lá, a temperatura pode bater 80 graus negativos e os ventos atingem até 320 quilômetros por hora.
Essas condições tornam a vida praticamente inviável na região central do continente. Mas o mar é um ambiente riquíssimo em nutrientes e forma um ambiente perfeito para a baleia azul, o maior de todos os animais que já habitaram a terra – espécie que foi filmada raras vezes apesar dos seus 30 metros de comprimentos.
Baleia azul de aproximadamente 30 metros no mar da Antártica
Reprodução/Fantástico
Temperaturas do lugar mais frio do planeta são ainda mais baixas do que se pensava
Nas ilhas Antípodas, a primavera anuncia uma nova temporada de paquera para os albatrozes – aves enormes, cuja envergadura chega a 3 metros. Machos e fêmeas, ou mesmo machos e machos, realizam danças de acasalamento para definir seus companheiros pelos próximos 50 anos.
Ritual de acasalamento dos albatrozes da ilha Antípoda
Reprodução/Fantástico
Além disso, o continente abriga os chamados vales secos, feitos não de gelo, mas de areia, onde não chove há pelo menos 1 milhão de anos.
Os vales secos da Antártica, onde não chove há mais de 1 milhão de anos
Reprodução/Fantástico
Há também a descoberta recente de mais de 20 vulcões, incluindo o Monte Érebus, com 4 mil metros de altitude, que é um dos sete vulcões no planeta com um lago permanente de lava.
Monte Érebus, um dos sete vulcões no planeta com um lago permanente de lava.
Reprodução/Fantástico
Antártica: os países que disputam a soberania do continente gelado
Pouco mais de dez anos atrás, nas montanhas do leste da Antártica, cientistas encontraram estromatólitos, estruturas biológicas únicas construídas ao longo de milhares de anos por micro-organismos fundamentais para a origem da vida em nosso planeta: as cianobactérias. A revelação despertou novas teorias para a possibilidade de vida alienígena.
Estromatólitos, estruturas biológicas únicas de meio metro de altura
Reprodução/Fantástico
Veja mais detalhes no vídeo acima.
LEIA TAMBÉM:
EPISÓDIO 3: animais que vivem nas cordilheiras nevadas sofrem impacto do aquecimento global
EPISÓDIO 2: a importância do gelo na alimentação dos ursos polares e o risco do aquecimento global para sobrevivência desses bichos
EPISÓDIO 1: veja estratégias de sobrevivência adotadas pelos animais que habitam os ambientes mais hostis da Terra
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Mais Notícias