9 de janeiro de 2025

Plano Diretor: Câmara mantém veto de Paes e derruba incentivo a clubes de tiro

Apenas um parlamentar votou para derrubar o veto do prefeito Eduardo Paes (PSD) sobre os clubes de tiro. Na sessão desta quinta-feira (14), outros 77 vetos foram rejeitados e 30 mantidos. O Plano Diretor define as principais regras do planejamento urbano pelos próximos dez anos. Plano Diretor do Rio: Câmara de Vereadores mantém veto de Paes e derruba incentivo aos clubes de tiro na cidade
Por 40 votos a 1, e duas abstenções, os vereadores do Rio de Janeiro decidiram retirar do Plano Diretor do município o parágrafo que permitia a abertura de clubes de tiro em toda a cidade, com exceção de áreas de escolas, preservação ambiental e favelas.
O Plano Diretor, projeto aprovado em dezembro de 2023, define as principais regras do planejamento urbano pelos próximos dez anos.
A decisão desta quinta-feira (14) manteve o veto do prefeito Eduardo Paes (PSD) à emenda feita ao Plano Diretor sobre o incentivo aos clubes de tiro na cidade.
“O prefeito Eduardo Paes, do qual somos oposição, vetou o projeto. Nós estamos muito tranquilos em votar a favor do prefeito nesse momento. Ou seja, nós estamos apresentando a proposição de manter o veto para que não tenhamos na cidade uma explosão de clubes de tiros”, comentou o vereador Paulo Pinheiro (Psol).
Vereadores mantêm veto de Paes e derrubam incentivo aos clubes de tiro
Unsplash/Hosein Charbaghi
O texto foi incluído no Plano Diretor através de uma emenda proposta pelo vereador Vitor Hugo (MDB). O texto emendado tratava da regulamentação de casas de festas, o que causou polêmica entre os parlamentares.
“Os clubes de tiro não deveriam ser incentivados na cidade. Tem muitas outras atividades econômicas mais relevantes que deveriam ser discutidas dentro do plano”, disse o vereador.
Na sessão desta quinta-feira (14), os vereadores analisaram 107 vetos do prefeito ao Plano Diretor. Ao todo, 77 vetos foram rejeitados e 30 foram mantidos.

Mais Notícias