11 de janeiro de 2025

Plantas daninhas podem ser hospedeiras de pragas que atingem fruticultura

Pragas vão além da cultura principal e se alojam nas plantas daninhas. Cochonilha se instala nas raízes da planta daninha; pragas e doenças aproveitam presença de plantas daninhas
Acervo/Bayer
Além da conhecida resistência às condições adversas e da competição por nutrientes e água, plantas daninhas se tornam ambientes propícios para a manutenção de pragas que atacam a fruticultura no Vale do São Francisco.
Técnicos da Seiva do Vale e da Bayer, parceiros na distribuição de defensivos com alta tecnologia, alertam os produtores para a falta de estratégias adequadas no combate às plantas daninhas: não adianta investir em produtos que protegem a cultura principal, sem eliminar o mato. Se as pragas não encontraram um ambiente favorável na cultura, vão se desenvolver nas plantas que ficam mais próximas ao solo e aguardar o tempo certo para atacar novamente. Enquanto esperam, elas se multiplicam e o ataque novo é ainda mais agressivo para a cultura principal.
O planejamento do combate a pragas, portanto, precisa considerar o ambiente como um todo e garantir que plantas daninhas não estejam presentes como plano B para elas sobreviverem.
As pragas mais comuns no Vale do São Francisco, segundo a Embrapa, são o ácaro branco, ácaro rajado, coleobroca, mosca-branca, cigarrinha, lagarta das folhas, moscas-das-frutas, tripes e cochonilhas. É importante que o produtor fique atento porque uma parte delas ficam ‘invisíveis’ na planta: a cochonilha, por exemplo, se esconde na raiz da planta daninha hospedeira, na casca do tronco.
Parceria com Seiva do Vale
Desde julho de 2023, a Seiva do Vale se tornou parceira da Bayer, se tornando distribuidora dos produtos da empresa no Vale do São Francisco. Prestes a concluir o primeiro ciclo desta parceria, em abril, a Bayer aposta na capilaridade e no compartilhamento de informações da Seiva para chegar cada vez mais perto dos produtores. A equipe da Bayer destaca a capacidade de atendimento qualificado da equipe de vendas da Seiva, seja no campo, levando informações técnicas ao produtor, seja no balcão, atendendo com qualidade quem vai até a loja.

Mais Notícias