Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ouvidos pelo blog sinalizam que, se houver recurso de Elon Musk em relação à decisão de Alexandre de Moraes, o plenário, de forma majoritária, vai referendar as ordens do ministro.
Neste domingo (7), após Musk, dono da rede social X, atacar Moraes em postagens e ameaçar não cumprir decisões judiciais, Moraes incluiu o empresário no Inquérito das Milícias Digitais e abriu investigação contra o bilionário por incitação ao crime e obstrução de Justiça.
Moraes também estipulou multa de R$ 100 para cada perfil no X que a plataforma reativar, mesmo se houver decisão judicial pelo bloqueio. Moraes, nos últimos anos, mandou a rede tirar do ar perfis que disseminem informações falsas, discursos de ódio e ataque às instituições democráticas.
A avaliação interna no STF é de que a nota do ministro Luis Roberto Barroso, presidente da Corte tem o respaldo da maioria dos ministros do STF. Nesta segunda, Barroso afirmou que toda empresa no Brasil tem que se submeter à Constituição.
Nas palavras de um experiente ministro, a Corte foi surpreendida com os ataques de Musk no fim de semana. Principalmente porque esse tema — dos perfis bloqueados — não estava mais nos debates do dia a dia. A Corte ainda tenta entender as reais motivações para os ataques do dono do X.