A PM, no entanto, informou que a mudança faz parte da rotina da corporação. Na quarta-feira (8), idoso foi morto por bala perdida no Engenho Novo. PM troca comando da UPP do Morro dos Macacos em meio à disputa de território por facções rivais
A Polícia Militar trocou o comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio.
O novo comandante é o capitão José Eduardo Brito Benck, que estava no 39º BPM (Belford Roxo). Ele substitui o capitão Leonardo Rezende Brandão, que foi transferido para a UPP Manguinhos.
A mudança, feita na noite desta segunda-feira (6), acontece em meio à guerra entre facções rivais. Bandidos do Comando Vermelho (CV), que dominam o Morro do São João, no Engenho Novo, tentam tomar o controle do tráfico de drogas no Morro dos Macacos, que é dominado pelo Terceiro Comando Puro (TCP).
Há pelo menos 1 ano, a região tem vivido dias de tensão por causa dos confrontos armados.
A PM, no entanto, informou que a mudança faz parte da rotina da corporação.
Idoso foi vítima de bala perdida
Antônio Alves da Costa foi vítima de bala perdida no Engenho Novo
Reprodução/TV Globo
Na manhã desta quarta-feira (8), um idoso foi morto por bala perdida no Engenho Novo, na Zona Norte. Antônio Alves da Costa, de 76 anos, quando caminhava pela Rua Acaré, perto da Rua Barão do Bom Retiro. A via é um dos acessos ao Morro São João.
A Polícia Militar afirmou que policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) São João foram atacados por tiros vindos de uma região de mata no alto do Morro São João e reagiram.
A Polícia Civil investiga de onde partiu o tiro que atingiu o idoso.
No início da semana, uma moradora também foi atingida por uma bala perdida dentro de casa nas proximidades do Túnel Noel Rosa. Levada para o Hospital Federal do Andaraí, a mulher foi atendida, medicada e liberada em seguida.
Um outro tiro acertou um apartamento no 8ª andar de um prédio, que fica próximo ao Morro dos Macacos. O tiro acertou a cristaleira, e a bala quebrou algumas taças.