26 de janeiro de 2025

PMs que agrediram faxineiro durante abordagem retornaram às funções, diz SSP


Kauan Yuri da Silva, de 21 anos, foi alvo de socos e chutes na madrugada do dia 7 de dezembro, em Ribeirão Preto (SP). Agentes chegaram a ser afastados e passaram por treinamento, mas estão de volta à corporação. Agressões a Kauan Yuri da Silva Oliveira foram filmadas por testemunha em Ribeirão Preto, SP
Redes sociais
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) informou nesta sexta-feira (24) que os quatro policiais militares afastados em dezembro após serem flagrados agredindo um faxineiro na porta da casa dele, voltaram às funções dentro da corporação pouco mais de um mês após o caso.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Em nota enviada ao g1, a pasta informou que um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado e as investigações seguem em andamento, mas os agentes já retomaram os cargos que exerciam.
A SSP também disse que os policiais chegaram a passar por treinamento no período que ficaram afastados.
“Logo após o ocorrido, os PMs foram afastados das atividades operacionais e, neste período, passaram por um treinamento e reorientação sobre os protocolos de abordagem na Corregedoria da Instituição. Atualmente, os agentes retornaram para suas funções”.
O g1 também entrou em contato com a Polícia Militar, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
LEIA TAMBÉM
Policiais militares são flagrados agredindo faxineiro durante abordagem em Ribeirão Preto
‘Estado é para defender cidadão, mas acontece o contrário’, diz faxineiro agredido por PMs
Policiais militares que agrediram faxineiro em Ribeirão Preto foram afastados, diz governador
O caso aconteceu na madrugada de 7 de dezembro, quando Kauan Yuri da Silva, de 21 anos, dava uma festa na casa dele, no Jardim Progresso, zona oeste de Ribeirão Preto (SP), e houve uma discussão entre os convidados, que logo foi encerrada, sem troca de agressões.
Pouco tempo depois, segundo ele, policiais militares passaram pela rua e, durante a abordagem, começaram a agredi-lo.
Uma pessoa gravou o momento em que Kauan recebeu socos e chutes, um deles na cabeça, sem sequer reagir. (veja vídeo abaixo)
PM vai investigar agentes que agrediram faxineiro em Ribeirão Preto; VÍDEO
No dia 14 de dezembro, uma semana depois do ocorrido, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse à EPTV, afiliada da TV Globo, que os agentes foram detidos e seriam punidos.
Ainda em nota nesta sexta-feira, a SSP destacou que ainda apura todas as circunstâncias para aplicação das medidas cabíveis.
“As polícias paulistas não compactuam com excessos ou desvios de conduta de seus agentes, punindo exemplarmente aqueles que infringem a lei e desobedecem aos protocolos estabelecidos pelas instituições”.
Agredido na porta de casa
Após as agressões sofridas, Kauan chegou a dizer à EPTV que se sentia frustrado e triste. Ele também afirmou que sentia medo e buscou ajuda médica porque passou a ter dificuldades para dormir.
“Estou muito triste em saber que tem o estado, que é pra defender nós, os cidadãos, mas aí acontece totalmente o contrário. Eu fico triste. Apanhei sem justificativa nenhuma. Teve xingamentos, em momento algum eu fiz nada”.
Kauan Yuri da Silva Oliveira foi agredido por policiais na porta de casa em Ribeirão Preto, SP
Marcelo Moraes/EPTV
O faxineiro também disse que, no momento em que recebia socos e chutes, chegou a perguntar o motivo de estar apanhando.
“Eu levanto, falo pra ele [PM]: ‘por que você está fazendo isso? O que está acontecendo?’. Aí ele foi e me deu um tapa, me deu um tapão no meu rosto. Aí o outro já veio e me dá um chute. Aí a minha mulher levanta o portão, eles mandam ela entrar de novo pra dentro [da casa] e estava mandando eu ir embora”.
Faxineiro foi agredido por policiais militares em Ribeirão Preto (SP).
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

Mais Notícias