Ação da PM aconteceu entre quinta (2) e sexta-feira (3), no Saco das Bananas, em Ubatuba (SP). Peixes foram doados a instituições filantrópicas do Litoral. Peixes foram apreendidos pela Polícia Ambiental em Ubatuba, SP
Divulgação/PM Ambiental
Em uma ação que durou mais de 34 horas, a Polícia Militar Ambiental apreendeu 33,2 toneladas de peixes e multou pescadores em R$ 26,6 milhões por pesca irregular em Ubatuba, no Litoral Norte de SP.
De acordo com a Polícia, a ocorrência teve início na quinta-feira (2), mas só foi finalizada na noite desta sexta (3). Ao todo, 15 pescadores foram autuados. A ação foi feita pela 5ª Companhia do 3º Batalhão da PM Ambiental.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Ainda segundo a Polícia, o flagrante foi feito após um patrulhamento realizado no Saco das Bananas, em Ubatuba. O local é proibido para qualquer atividade de pesca profissional industrial, o que configura crime ambiental.
No entanto, no local, os policiais encontraram uma embarcação pesqueira industrial, do tipo traineira, com os 15 pescadores. Quatro deles não tinham a carteira de pescador profissional, segundo a PM.
Peixes foram apreendidos pela Polícia Ambiental em Ubatuba, SP
Divulgação/PM Ambiental
Na embarcação, os policiais encontraram as mais de 33 toneladas de pescados no porão. A grande maioria eram peixes espada e corvina.
Com o flagrante, os policiais iniciaram a escolta da embarcação até um local seguro e fizeram a doação dos peixes a fundos sociais e instituições filantrópicas de cidades do Litoral Norte.
De acordo com a PM Ambiental, os pescadores multados terão que comparecer à Secretaria de Meio Ambiente Infraestrutura e Logística (Semil) de SP para prestar esclarecimentos.
A embarcação industrial foi apreendida, assim como um barco de apoio e uma rede de cerco com 700 metros de comprimento.
Embarcação utilizada pelos pescadores também foi apreendida
Divulgação/PM Ambiental
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina