O objetivo da ação é criar cinturões de segurança onde os índices desse tipo de crime são altos, atuando de forma ostensiva para inibir a ação de criminosos. Polícia Civil deflagra nova fase da Operação Torniquete para coibir o roubo de cargas e veículos
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (4), uma nova fase da Operação Torniquete. Agentes de diversas delegacias percorrem regiões do Rio e da Baixada Fluminense para coibir o roubo de cargas e veículos.
O objetivo da ação é criar cinturões de segurança onde os índices desse tipo de crime são altos, atuando de forma ostensiva para inibir a ação de criminosos.
Não há alvos específicos, nem mandados de prisão e de busca e apreensão. As equipes não preveem a entrada em comunidades.
Em função do recente aumento no roubos de veículos, a Operação Torniquete passou por ajustes.
Nos últimos dias, entre quinta-feira (30) e domingo (2), foram registrados 827 roubos de veículos em todo o estado. A média foi de 206 registros por dia.
Em 2024, a média foi de 90 roubos de carro registrados por dia, segundo dados do Instituto de Segurança Pública. Foram mais de 28 mil roubos, o maior número acumulado dos últimos 5 anos.
Entre as mudanças estão o planejamento integrado com a PM para evitar sobreposição de horário e local e o acompanhamento da mancha criminal para definir onde será feito o patrulhamento.