Os 10 policiais civis chegaram à capital gaúcha na tarde desde domingo (5). Aeronave enviada é capaz de operar à noite com auxílio de instrumentos. Polícia Civil do RJ enviou ao Rio Grande do Sul aeronave capaz de realizar buscas noturnas
Divulgação
Uma equipe com 10 agentes do Serviço Aeropolicial da Coordenadoria de Recursos Especiais (Saer/Core), da Secretaria de Estado de Polícia Civil foi enviada pelo governo do Rio de Janeiro para auxiliar nas buscas e resgate de vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.
Os policiais chegaram na capital gaúcha, na tarde deste domingo (5), em um helicóptero AW169, da Secretaria de Polícia Civil do RJ.
Em boletim divulgado, na tarde deste domingo, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul afirmou que 78 mortes foram confirmadas em razão dos temporais que atingem o estado.
Além dos mortos, há 105 desaparecidos e 175 pessoas feridas. A Defesa Civil soma 134,3 mil pessoas fora de casa, sendo 18,4 mil em abrigos e 115,8 mil desalojadas, que recebem abrigo nas casas de familiares ou amigos. Ao todo, 341 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 844 mil pessoas.
A aeronave bimotor, enviada pela Polícia Civil do RJ, opera por instrumentos, inclusive à noite. Tem capacidade para transportar oito passageiros e dois pilotos.
A equipe enviada ao sul do país é especializada no resgate em catástrofes naturais e no salvamento em altura e locais de difícil acesso. O apoio à operação no Rio Grande do Sul foi uma oferta do governador Cláudio Castro ao governador do Rio Grande Sul, Eduardo Leite.
A Secretaria de Polícia Civil do RJ ainda irá encaminhar ao sul uma equipe multidisciplinar da perícia técnico-científica para ajudar no serviço de identificação. A inovação das técnicas de atuação resultaram na criação do protocolo DVI da instituição, que na tradução livre significa Identificação de Vítimas de Desastres.
“Nossos peritos já estão à disposição e devem partir rumo à missão em breve. Os primeiros a chegarem foram os policiais do Saer/Core com a nossa aeronave 05 e equipamentos para reforçar os trabalhos nas áreas atingidas pelas chuvas”, disse o secretário da Polícia Civil, Marcus Amim.