28 de dezembro de 2024

Polícia Civil identifica duas vítimas do técnico de enfermagem suspeito de abusos em UPA de Curitiba


Wesley da Silva Ferreira foi preso na terça-feira (29) e confessou ter abusado de cinco homens. Polícia Civil analisou imagens dos pacientes registradas por ele no próprio celular. Uma das vítimas tem 55 anos, a outra tem 34. Polícia identifica duas vítimas do técnico de enfermagem
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) identificou duas vítimas do técnico de enfermagem Wesley da Silva Ferreira, suspeito de abusos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
Ele foi preso na terça-feira (29) e confessou ter abusado de cinco homens. Veja mais detalhes abaixo.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Segundo a polícia, Wesley registrava vídeos e fotos das vítimas no próprio celular. A corporação descobriu as imagens após o namorado do técnico encontrar as gravações dos abusos no celular do suspeito.
Em depoimento à polícia, o suspeito disse que as vítimas estavam sedadas e que os abusos aconteceram apenas na sala de estabilização da UPA – local em que ficam pacientes com risco de perder a vida ou algum órgão. Ele negou ter cometido abusos em outros hospitais e a existência de mais vítimas.
Porém, durante a investigação, os policiais encontraram fotos de câmeras do circuito interno de segurança do Hospital Santa Cruz, em que Wesley trabalhou de 2020 a 2023. Nas imagens, as vítimas estão no quarto do hospital com as partes íntimas à mostra.
Os registros mostram que uma delas foi tirada em 1 de agosto de 2023, a outra em 21 de outubro do ano passado.
A polícia separou fotos em que apareciam os rostos de alguns pacientes e enviou ao Instituto de Identificação. Em análise, os peritos descobriram que uma das vítimas tem 55 anos e a outra tem 34 anos.
Até o momento, não há comprovação de que Wesley cometeu abusos sexuais no Santa Cruz.
Fotos registradas pelo técnico de enfermagem suspeito de cometer abusos sexuais contra pacientes
RPC
Em nota, o Hospital reafirma o compromisso com a segurança e bem estar dos pacientes, declara a abertura de sindicância interna para avaliar o caso e diz que pretende colaborar com as investigações.
A delegada que analisa o caso, Aline Manzatto, explica que Wesley cometeu um crime ao tirar fotos de pessoas nuas sem autorização. A polícia tem indícios de que ele compartilhou as imagens, o que pode levar o técnico a cumprir uma pena mais rigorosa, segundo Aline.
LEIA TAMBÉM:
Atualização: Companheiro de técnico de enfermagem suspeito de abusos em UPA de Curitiba o denunciou após ver filmagens: ‘Passando a mão no paciente’
Em Maringá: Homem invade pensionato e mata morador com vários tiros
São Mateus do Sul: Cachorra foge de casa e é encontrada em cemitério no túmulo do pai da tutora, no Paraná
Relembre mais detalhes do caso
À polícia, técnico de enermagem disse ter cometido abuso contra pelo menos cinco vítimas
Reprodução
O técnico de enfermagem Wesley da Silva Ferreira, de 25 anos, foi preso pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) suspeito de abusar sexualmente de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A RPC não conseguiu localizar a defesa dele.
Além da prisão, o homem também foi alvo de buscas na casa onde mora. Os policiais encontraram medicamentos furtados dos hospitais em que trabalhou. Um dos produtos é o Fentanil, analgésico mais potente que a Morfina e também utilizado como entorpecente.
Para a polícia, o suspeito disse ter o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e afirmou fazer tratamento desde 2019. Ele também confirmou saber que a doença é transmissível e, mesmo assim, admitiu assumir o risco ao cometer os abusos.
O técnico de enfermagem deve responder por estupro de vulneráveis, furto, adulteração de medicamentos e perigo de contágio por moléstia grave. Crimes podem dar até 70 anos de prisão.
Leia mais notícias em g1 Paraná.

Mais Notícias