9 de outubro de 2024

Polícia Civil registra 10 crimes eleitorais na Baixada Santista, SP

Idosa foi detida por distribuir santinhos no dia da eleição em Santos. O g1 questionou, mas a SSP-SP não respondeu quais foram os outros tipos de crimes eleitorais. Material de campanha eleitoral durante as eleições na Baixada Santista
Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna (imagem ilustrativa)
Uma mulher, de 61 anos, foi detida por distribuir santinhos de candidatos a prefeito e vereador no dia das eleições municipais em Santos, no litoral de São Paulo. Ao todo, foram 10 registros de crimes eleitorais nas cidades da Baixada Santista durante o domingo (6).
Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp
Veja os resultados do 1º turno nas 29 cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), a propaganda eleitoral irregular aconteceu na Rua Oswaldo Cruz, no bairro Boqueirão. Um delegado, de 63 anos, flagrou a mulher distribuindo os papéis e acionou a Polícia Militar, que compareceu ao local e conduziu a suspeita ao 7º Distrito Policial (DP) do município.
Com a mulher, foram encontrados 105 santinhos. O material de campanha apreendido foi encaminhado para perícia. O caso foi registrado como proibições no dia da eleição – propaganda de boca de urna.
O g1 questionou mas a SSP-SP não respondeu quais foram os outros tipos de crimes eleitorais que ocorreram na região.
O que é boca de urna?
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a propaganda de boca de urna é a atuação de cabos eleitorais e demais ativistas junto aos eleitores que se dirigem à seção eleitoral, no dia da votação, para promover e pedir votos para seu candidato ou partido.
A legislação eleitoral proíbe o aliciamento de eleitores e quaisquer outras que tenham o objetivo de convencer o cidadão mediante boca de urna.
De acordo com o previsto no parágrafo 5º do artigo 39 da Lei nº 9.504/1997, a punição é detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de 5 mil a 15 mil Unidades Fiscais de Referência (UFIRs).
2º turno em Santos
Os candidatos Rogério Santos (Republicanos) e Rosana Valle (PL) vão disputar o 2º turno da eleição para a Prefeitura de Santos. A votação será no próximo dia 27 de outubro.
Segundo dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rogério Santos recebeu 101.498 votos (43,29%), seguido por Rosana Valle, com 99.999 (42,65%), Telma de Souza (PT), com 31.423 (13,40%) e Nando Pinheiro (Avante), com 1.565 (0,67%).
Rogério Santos (Republicanos) comemorando resultado do 1º turno em Santos (SP)
Alexsander Ferraz/AT
Em entrevista ao g1, Rogério Santos comemorou a liderança no primeiro turno. Caso seja eleito, ele prometeu que as prioridades continuarão sendo a educação, segurança e saúde. “Foi um trabalho firme e forte e a gente foi subindo degrau por degrau […]. Quero agradecer a força de cada um de vocês que fizeram essa campanha sempre subir. A gente termina em primeiro lugar”, afirmou.
Rosana Valle (PL) comemorando resultado do 1º turno em Santos (SP)
Alexsander Ferraz/AT
Em entrevista ao g1, Rosana Valle (PL) também comemorou o resultado do primeiro turno. Caso seja eleita, ela prometeu que vai cuidar da saúde e educação, além de promover mudanças com o orçamento da cidade. “Foi uma vitória histórica. Há 20 anos nós não temos segundo turno na nossa cidade […] A gente está com bastante expectativa [para o segundo turno]”, afirmou.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias