14 de novembro de 2024

Polícia faz mutirão no ES para coletar DNA e ajudar a identificar desaparecidos; confira os locais

Quatro municípios capixabas participam da mobilização que é nacional. Coleta de DNA é rápida, indolor e feita por meio de um cotonete passado na parte interna da bochecha. Vitória, Colatina, Linhares e Cachoeiro são das cidades do Espírito Santo que participam de mutirão de coleta de DNA para encontrar desaparecidos.
Polícia Científica do Espírito Santo
Ampliar o banco de dados para aumentar as chances de identificação de pessoas desaparecidas em todo o Brasil. Este é o objetivo da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) durante o mutirão nacional para a coleta do DNA de familiares de quem sumiu. A ação acontece até quinta-feira (29) em Vitória, Colatina, no Noreste do estado, Linhares, na região Norte, e em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul. Vários estados participam da Semana de Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Segundo o perito criminal e chefe do laboratório de DNA forense da PCIES, Caio Nucci, a ordem do exame é devido à proximidade de vínculos. Ele disse que é importante que compareça ao local, preferencialmente, parentes de 1º grau de pessoas desaparecidas.
Quanto mais perto na árvore genealógica, melhor é para obter os resultados por meio do banco de perfil genético.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
É necessário levar documento de identificação com foto e informações sobre o Boletim de Ocorrência (BO) do desaparecimento como número, estado de registro e delegacia.
Confira os dias e horários das cidades participantes:
Coleta em Vitória: 27, 28 e 29 de agosto das 10h às 17h no auditório Hermógenes Lima Fonseca da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (av. Américo Buaiz, 205 – Enseada do Suá). Contato: (27) 3198-6072 e laboratorio.dna@pci.es.gov.br Coleta em Cachoeiro de Itapemirim: 28 de agosto das 10h às 17h na sede da Polícia Científica (rua Mário Romaneli, 10, bairro Gilberto Machado). Contato: (28) 3526-1740 e criminalistica.cachoeiro@pci.es.gov.br Coleta em Colatina: 28 de agosto das 10h às 17h no Serviço Médico Legal (SML) (rua Jordana Sara da Silva, 601, bairro José de Anchieta). Contato: (27) 3198-8127 e medicinalegal.colatina@pci.es.gov.br
Coleta em Linhares: 28 de agosto no Serviço Médico Legal das 10h às 17h (av. São Mateus, 640, bairro Aviso, em Linhares). Contato: (27) 3198-8172 e medicinalegal.linhares@pci.es.gov.br
Ao ser acrescentado na coleção de dados da PCIES o material passa a ser cruzado com o banco genético de outros estados e da Polícia Federal. Assim, se torna maior a chance de encontrar um desaparecido.
O material é recolhido de forma rápida e indolor. Apenas com um cotonete no interior da bochecha já é retirado DNA suficiente para inserir no armazenamento da corporação.
Coleta diária
O mutirão é um evento realizado para chamar a atenção para a coleta de DNA, mas quem não puder comparecer pode ir até a PCIES em qualquer dia.
Vitória, Colatina, Linhares e Cachoeiro são das cidades do Espírito Santo que participam de mutirão de coleta de DNA para encontrar desaparecidos.
Polícia Científica do Espírito Santo
“É importante esclarecer que após a campanha esse serviço é rotineiro, só que durante a campanha damos uma visibilidade maior pois sabemos que cada perfil genético aumenta a probabilidade de encontrar essa pessoa desaparecida”, afirmou o perito.
Já ocorreu um mutirão em 2021, e de acordo com Nucci quem participou não precisa coletar o material novamente.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
J

Mais Notícias