9 de janeiro de 2025

Polícia investiga desvio de doações a afetados pela enchente em Alvorada

Itens arrecadados eram levados por veículos particulares a casas não atingidas por enchentes. Onze pessoas, entre servidores públicos, agentes políticos e cidadãos, são investigadas. Doações recuperadas pela polícia em Alvorada
Polícia Civil/Divulgação
A Polícia Civil cumpriu 20 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (4), em um investigação sobre desvio de doações a afetados pela enchente em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo a corporação, 11 pessoas são investigadas – sendo seis servidores públicos e agentes políticos.
Os nomes dos suspeitos não foram divulgados. A investigação pediu o afastamento de cinco servidores dos cargos. A Justiça negou a medida, mas proibiu que os investigados se aproximassem dos centros de distribuição de donativos.
A Prefeitura de Alvorada informou ao g1 que “está aguardando uma notificação oficial” sobre a investigação.
Leia também
Políticos são suspeitos de desvios em Palmares do Sul
Segundo a investigação, carros particulares retiravam as doações dos ginásios do município e distribuíam em casas não afetadas pela enchente.
“Nas buscas, nós devemos ter apreendido por volta de três caminhões, ou seja, uma quantidade muito grande de donativos, que estavam em casas de pessoas, de residências, e não nos locais oficiais”, diz o delegado Rodrigo Bozzetto.
De acordo com a polícia, até mesmo vans de transporte escolar seriam usadas no esquema.
“Agentes públicos, pessoas comuns, iam nos locais oficiais e retiravam essas doações em carros particulares, em vans, inclusive em vans escolares, e levavam para outros locais não oficiais, ou seja, não havia um controle”, afirma Bozzetto.
A partir de agora, a Polícia Civil vai analisar o conteúdo dos celulares apreendidos para verificar quem estava envolvido no suposto esquema. Os investigados podem ser indiciados por peculato (desvio cometido por servidores públicos) e associação criminosa, ambos agravados por contexto de calamidade pública.
Doações a afetados pela enchente em Alvorada
Polícia Civil/Divulgação
Palmares do Sul
Também nesta terça, o Ministério Público apreendeu mídias digitais e documentos em Palmares do Sul, no Litoral Norte do estado. Segundo o MP, um vereador, a companheira dele e um secretário municipal são suspeitos de desviar donativos e utilizá-los como moeda de troca por votos nas eleições deste ano.
Os nomes não foram divulgados pelo Ministério Público, em razão da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Os crimes investigados são apropriação indébita, peculato e associação criminosa.
Operação contra desvio de doações às vítimas das enchentes no RS
Ministério Público do Rio Grande do Sul
Eldorado do Sul
No final de maio, o MP também investigou desvio de doações em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana. Três integrantes da Defesa Civil do município foram alvo da ação, que apura “fins eleitorais” na atuação do grupo — ao menos dois investigados seriam pré-candidatos nas eleições deste ano.
A prefeitura do município afirmou que os “três agentes públicos mencionados na investigação foram temporariamente afastados de suas funções para garantir a transparência do processo investigativo”.
Operação do Minsitério Público apura desvio de doações em Eldorado do Sul
MP/Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias