26 de dezembro de 2024

Polícia investiga incêndio em estação ecológica após soltura de fogos de artifício em casa de shows; boate nega

Área de proteção ambiental fica na Região Oeste de Belo Horizonte. Segundo testemunhas, chamas teriam começado depois de foguetes em evento. Boate diz que artefatos utilizados não liberam faíscas ou calor suficientes para causar queimadas. Show de fogos de artifício podem ter provocado incêndio no bairro Estoril
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) abriu um inquérito para investigar o incêndio que atingiu a Estação Ecológica do Cercadinho, na Região Oeste de Belo Horizonte, na noite deste domingo (29). Segundo testemunhas, as chamas teriam começado após a soltura de fogos de artifício em uma boate ao lado da mata.
Apesar dos relatos, o Corpo de Bombeiros não confirmou o que provocou a queimada. Já a casa de shows disse que os foguetes utilizados eram “frios” e não liberam faíscas ou calor suficientes para causar combustão (veja posicionamento mais abaixo).
Fogos de artifício na boate Mahal/Night Market Rooftop podem ter causado incêndio em mata
Reprodução/Redes sociais
O fogo se alastrou pela área de conservação estadual e se aproximou de uma clínica de transição médica, que cuida de pacientes em reabilitação de doenças. De acordo com o hospital, ninguém ficou ferido.
“A Clínica de Transição Suntor informa que, antes do início das chamas, houve um episódio de queima de fogos de artifício na boate Night Market, localizada nas proximidades da unidade e ao lado da mata. A situação foi controlada com o apoio do Corpo de Bombeiros, que chegou ao local após ser acionado pela equipe da clínica”, afirmou o hospital.
O incêndio foi controlado pelos bombeiros, com apoio dos brigadistas da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), na manhã desta segunda-feira (30). A extensão da área afetada ainda não foi informada.
Uma equipe de investigadores e perícia da PCMG se deslocou até o local para realizar os primeiros levantamentos e a coleta de vestígios que vão subsidiar o inquérito, a cargo do Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente (Dema).
Fogos de artifício
Um vídeo mostra o momento em que os fogos são lançados durante um evento na Mahal/Night Market Rooftop, no bairro Estoril (veja abaixo).
Fogos de artifício foram soltos em uma casa de eventos próxima ao local do incêndio.
Em nota, a boate afirmou que foram usados apenas “fogos de artifício frios, que não possuem chama aberta e operam em temperaturas baixas”. Ainda conforme a empresa, os artefatos são seguros e não liberam faíscas ou calor para provocar um incêndio.
“Além disso, o Mahal está situado a uma distância considerável da área de mata, e estamos colaborando com as investigações. Já estamos analisando imagens de câmeras de segurança de imóveis próximos que dão acesso à área de mata para ajudar a elucidar o ocorrido”, completou a boate.
Procurada pelo g1, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que o estabelecimento tem alvará de localização e funcionamento vigente, mas em desconformidade com a prática de show e entretenimento.
“A equipe de fiscais de controle urbanístico já notificou os responsáveis para a adequação. Em caso de descumprimento, outras medidas administrativas, como multa e interdição, podem ser tomadas”, disse a PBH.
Os mais vistos do g1 Minas:

Mais Notícias