25 de outubro de 2024

Polícia investiga vereador do PL por ‘ameaça de morte’ contra candidato do PT em Fortaleza, diz governador Elmano

Inspetor Alberto (PL) aparece atacando o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão. “Leitão, filho da p*, tu vai para a churrasqueira. Prepara teu caixão, vagabundo”, diz o parlamentar. Vereador do PL é investigado por ameaça contra candidato a prefeito do PT em Fortaleza
O governador Elmano de Freitas (PT) afirmou, nesta quinta-feira (24), que a Polícia Civil investiga as “ameaças de morte” feitas pelo vereador reeleito, Inspetor Alberto (PL), contra o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Segundo o chefe do executivo, a polícia já instaurou inquérito e pedirá “rigor absoluto” no caso.
“Diante do grave episódio de ameaça de morte feito por esse vereador de Fortaleza contra o candidato Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa, a Polícia Civil do Ceará instaurou inquérito para investigar o fato com absoluto rigor. A democracia deve ser respeitada sempre. E democracia não se faz com violência.”, afirmou.
Vídeo gravado durante carreata
Campanha de Evandro Leitão (PT) denunciou o vereador Inspetor Alberto (PL) pelo crime de ameaça
Reprodução
O vídeo foi filmado na noite de quarta-feira (23) na Barra do Ceará em um ponto de concentração de apoiadores do candidato à prefeitura de Fortaleza André Fernandes (PL), que disputa o segundo turno com Evandro. Conforme o vereador, André não estava no local no momento da gravação.
Ao g1, o vereador Inspetor Alberto afirmou que estava fazendo referência a uma música da campanha de André que fala em “assar o leitão no dia da votação”, e que ele teria trocado a palavra “carvão” por “caixão”.
“Não tava falando em bala, não tava falando em morte, tava falando em comer um leitão assado, e pra comer um leitão assado você tem que preparar o carvão”, afirmou Alberto. “Se você olhar a palavra ‘caixão’ no contexto da frase, ela não encaixa. Porque eu tô falando pegar churrasqueira”, completa.
Vereador do PL é investigado por ameaça contra candidato a prefeito do PT em Fortaleza
O vereador disse que só notou ter falado a palavra “caixão” na manhã desta quinta-feira (24), quando recebeu uma ligação de André Fernandes questionando o acontecido. “Hoje de manhã o André [Fernandes] liga para mim: ‘macho, tu viu que tu falou caixão em vez de carvão?'”.
Alberto afirmou que havia um carro atrás dele buzinando, e que o som da buzina o fez embaralhar as palavras. O vereador, por sua vez, admitiu estar com raiva de Evandro devido a uma propaganda eleitoral que usava a imagem da sua esposa, e afirmou que pretende processar o petista.
A campanha do candidato Evandro Leitão registrou um boletim de ocorrência contra Inspetor Alberto pelo crime de ameaça. A Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS) afirmou que o caso está sendo investigado pelo 2º Distrito Policial (DP), e que a Polícia Civil “já instaurou um procedimento para apurar os fatos e adotará todas as providências cabíveis”.
Quem é o vereador Inspetor Alberto
Policial civil aposentado, Inspetor Alberto tem 74 anos e é vereador de Fortaleza desde 2020. Antes, ele trabalhava como assessor parlamentar de André Fernandes, quando o candidato era deputado estadual.
Em 2019, quando ainda era assessor parlamentar, Alberto divulgou um vídeo nas redes sociais em que aparecia atirando em uma foto do presidente Lula, que estava preso à época. À época, o vereador conversou com o g1 e afirmou que não queria que Lula morresse, e que foto utilizada como alvo “poderia ser de qualquer pessoa”.
O caso foi denunciado à Justiça, que condenou Alberto a pagar uma multa de R$ 5 mil por danos morais. Na ocasião, ele afirmou que não houve incitação à violência, como foi acusado, e não se arrependia de ter feito os disparos de arma de fogo na foto de Lula.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Mais Notícias