Um policial civil foi preso nesta sexta-feira (12) por extorsão, constituição de milícia e agiotagem na Operação Efésios 6. Segundo a Corregedoria da instituição, o agente, atualmente na 35ª DP (Campo Grande), ameaçou tomar a casa de uma família se não pagassem R$ 100 mil.
Segundo as vítimas, o policial as abordou no fim de março, depois que o dono da casa, um idoso, morreu de causas naturais.
Os parentes do proprietário afirmam que o agente, acompanhado de comparsas, foi até a residência deles e os acusou de matar o idoso.
O policial então deu 2 opções para não prosseguir com o falso inquérito: ou a família pagava R$ 100 mil, ou assinava um contrato de compra e venda falso para ele.
“Em menos de 5 dias, a Corregedoria-Geral da Polícia Civil identificou, relatou o inquérito e solicitou medidas cautelares contra o principal autor do fato ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), que prontamente encaminhou a demanda para o Poder Judiciário”, disse o órgão. A 1 ª Vara Especializada contra o Crime Organizado do Rio de Janeiro expediu os mandados.
As investigações prosseguem para a identificação e prisão de todos os integrantes da quadrilha.