Carlos Augusto Mennet Marchiori, de 60 anos, começou a brigar com moradores após perder eleição para síndico do condomínio onde mora em Vila Velha, na Grande Vitória, 98×11. Policial gaúcho aposentado é preso por injúria racial durante briga em condomínio no ES
Um policial civil aposentado do Rio Grande do Sul foi preso por injúria racial durante uma reunião de condomínio em Vila Velha, na Grande Vitória, na noite de quinta-feira (16). A vítima, de 70 anos, contou para a Polícia Militar que a briga aconteceu durante a votação para síndico, e que Carlos Augusto Mennet Marchiori, de 60 anos, o teria chamado de “macaco e caranguejo preto sujo” .
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Briga durante votação
O caso aconteceu por volta das 21h40. Alguns moradores estavam no salão de festas do condomínio em Itapoã para a votação de síndico quando a briga começou.
O atual síndico conseguiu se reeleger. Já o policial civil, que mora há cinco anos no prédio, era adversário dele na eleição e não concordou com o resultado da disputa, que ficou em 98 votos contra 11.
O policial civil aposentado do Rio Grande do Sul, Carlos Augusto Mennet Marchiori, de 60 anos, foi preso por injúria racial
Reprodução/TV Gazeta
A vítima relatou para a PM que o suspeito xingou a mesa de votação com outros participantes, como a advogada do condomínio, falando que a eleição era uma fraude.
Consta no Boletim de Ocorrência (BO) da PM que o gaúcho tentou fazer com que a eleição fosse cancelada, mas os moradores não aceitaram a ideia. Depois dessa resposta, o suspeito começou a tentar a agredir alguns moradores.
LEIA TAMBÉM:
Mulher denuncia ofensas racistas em banco no ES: ‘preta gorda tem que emagrecer’; professor aposentado é preso
Ossadas humanas são encontradas dentro de sacos plásticos em depósito de cemitério no ES
Imagens de câmera de segurança mostram o policial aposentado em pé falando com os outros condôminos, quando a confusão começa. Várias pessoas tentam afastar o suspeito.
A vítima contou que tentou apartar a briga e ouviu os insultos racistas proferidos pelo suspeito. Um outro morador do prédio disse para a polícia que os xingamentos do suspeito eram recorrentes.
Policial Civil aposentado Carlos Augusto Mennet Marchiori, de 60 anos, se envolveu em briga durante votação para síndico do condomínio onde mora em Vila Velha, Espírito Santo, e foi preso por injúria racial
Reprodução/TV Gazeta
O policial negou as acusações para os PMs e disse que também foi ofendido durante a briga e chamado de “gaúcho chinelão” e que falaram para ele “voltar para a sua terra”.
No BO, a filha do suspeito confirmou a versão dada pelo pai e afirmou ter sido atingida na mão com uma planta pelos outros moradores.
A vítima e o suspeito, com testemunhas de ambas as partes, foram encaminhadas à 2ª Delegacia Regional de Vila Velha.
Policial Civil aposentado Carlos Augusto Mennet Marchiori, de 60 anos, foi preso por injúria racial em Vila Velha, Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
Autuado em flagrante por injúria racial
O suspeito foi autuado em flagrante por injúria racial e encaminhado para a Penitenciária de Segurança Média 1 (PSME1), no Complexo de Viana.
De acordo com o Portal da Transparência do Rio Grande do Sul, o suspeito é policial civil inativo.
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul disse que como o crime aconteceu em Vila Velha, a Polícia do Espírito Santo será responsável pela apuração e que sobre a vida funcional do policial não tem autorização para passar mais informações.
O g1 não conseguiu contato com a defesa de Carlos Augusto Mennet Marchiori, o espaço segue aberto para posicionamento.
Policial Civil aposentado Carlos Augusto Mennet Marchiori, de 60 anos, foi preso por injúria racial em Vila Velha, Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo