24 de dezembro de 2024

Ponte de Guaratuba tem licença de instalação emitida, e começam obras para construção da estrutura no mar

Liberação foi feita pelo Instituto Água e Terra. Ponte vai ter mais de 1.200 metros de extensão e pretende facilitar conexão entre Guaratuba e Matinhos, que hoje tem a ligação mais rápida por meio do ferry-boat. Ponte de Guaratuba tem licença de instalação emitida, e começam obras para construção
A construção da ponte que vai ligar Guaratuba e Matinhos começou a ser realizada no mar nesta terça-feira (30), no litoral do estado. Antes, a obra estava concentrada no canteiro.
A nova fase da obra dependia de liberação de licença de instalação, que foi assinada também nesta terça pelo Instituto Água e Terra do Paraná (IAT) e entregue ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) em uma solenidade com participação do governador Ratinho Junior (PSD) e autoridades.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Obras no mar puderem começar após liberação de licença de instalação
RPC
“Com muita segurança jurídica, com muita segurança técnica e que deu aval para que a empresa pudesse, agora, fazer essa obra tão importante. Que não é uma obra só de Guaratuba, não é uma obra só do litoral, é uma obra que vai atender o interesse do desenvolvimento econômico e social dos paranaenses”, disse o governador.
De acordo com o Governo do Estado, a ponte terá 1.244 metros de extensão, com design estaiado (cabos).
Nesta terça, um guindaste em uma balsa iniciou a perfuração do solo para concretar as estacas da infraestrutura da ponte. O equipamento é chamado de “martelo vibratório”.
Leia também:
Dicas para treinar a memória: Quando o esquecimento passa a ser um problema?
Relato: ‘Não dá mais para aceitar’, diz mãe de adolescente vítima de racismo em Curitiba
Tragédia: Quatro pessoas morrem em acidente entre dois carros na PR-466
Na licença de instalação, o IAT aponta que o pedido de licenciamento feito pelo DER, em novembro de 2023, trouxe todas as etapas de acordo com o projeto proposto.
O documento também destaca regras, como a de que a obra precisa seguir as legislações ambientais.
DER-PR divulgou maquete da Ponte de Guaratuba
DER-PR
“Os efeitos econômicos e sociais são claros numa obra dessa, mas os cuidados com o meio ambiente também são necessários. É uma exigência da Constituição, da população do Paraná. Então a nossa equipe teve o cuidado de fazer toda a análise, recepcionar a documento, foi uma troca de informações. A qualidade da documentação técnica deu segurança pra nossa equipe poder emitir essa licença de instalação”, disse Everton Souza, presidente do IAT.
Na mesma solenidade para o início das obras no mar, o governador assinou a ordem de serviço que autoriza o consórcio responsável pela obra a começar a nova etapa.
No fim de 2023, o DER-PR divulgou a maquete eletrônica da Ponte de Guaratuba, mostrando como a ponte deve ficar. Assista abaixo.
Governo divulga maquete eletrônica da Ponte de Guaratuba
Obras
A obra foi licitada no final de 2022 e o consórcio vencedor foi o Nova Ponte. O investimento é de R$ 386,9 milhões, com prazo total estimado para execução de dois anos.
Em outubro de 2023, o canteiro de obras da ponte que ligará os municípios de Matinhos e Guaratuba, foi inaugurado.
A construção da ponte, promessa antiga de diversos governos, se propõe a ser a resolução dos problemas de ligação entre os municípios que hoje possuem como forma mais rápida de acesso a travessia via ferry-boat.
Detalhes da ponte
De acordo com o governo, a ponte terá quatro faixas de tráfego e calçadas com ciclovia em ambos os lados com três metros de largura.
De acordo com o Governo do Paraná, os acessos à ponte vão passar por mudanças. A margem norte da PR-412 será alargada para facilitar o encaixe na estrutura da ponte.
A chegada à Guaratuba será pelo bairro Caieiras. Ao todo, juntando a ponte e as vias que serão feitas, a obra deve chegar a três quilômetros de extensão.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.

Mais Notícias