22 de outubro de 2024

População da Ucrânia diminuiu em 10 milhões de pessoas desde o início da guerra, diz ONU

Conflito iniciado após invasão de tropas russas em território ucraniano em fevereiro de 2022 provocou êxodo e queda na taxa de natalidade. Uma mulher carrega seu gato perto de uma ponte destruída enquanto foge de sua cidade natal na estrada em direção a Kiev, na Ucrania, no sábado (12)
Efrem Lukatsky/AP
A população da Ucrânia diminuiu em 10 milhões de pessoas desde a invasão russa em território ucraniano em fevereiro de 2022, que provocou um êxodo e uma queda na taxa de natalidade, informou a ONU nesta terça-feira (22).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
“Globalmente, constatamos que a população na Ucrânia diminuiu em mais de 10 milhões de habitantes desde o início da guerra”, afirmou Florence Bauer, diretora regional do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), em Genebra.
A diretora explicou que a redução é resultado de uma “combinação de fatores” e destacou que “mesmo antes da escalada da guerra”, a Ucrânia enfrentava importantes desafios demográficos.
Antes da guerra, a Ucrânia tinha uma das menores taxas de natalidade da Europa e, como em outras áreas do leste da Europa e em outros países do mundo, a população envelheceu e os jovens emigram em busca de novas oportunidades, destacou Bauer.
Mas desde o início do conflito, 6,7 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia e a taxa de natalidade caiu para um filho por mulher. Este é “um dos menores índices do mundo e está muito abaixo” do limite para renovar a população, que é de 2,1 crianças, acrescentou.
A diretora do UNFPA também lamentou que as mortes de “um número significativo” de pessoas no conflito.
LEIA TAMBÉM:
Eleições 2024 nos EUA: Veja como Kamala e Trump estão nas pesquisas
Putin tenta demonstrar força ao reunir líderes em encontro do Brics que começa nesta terça, na Rússia
Israel bombardeia alvo do Hezbollah perto de hospital em Beirute; grupo responde com ataque a unidade de inteligência militar em Tel Aviv
Guerra da Ucrania
GETTY IMAGES

Mais Notícias