O encontro, em 18 de abril de 1873, foi chamado de Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista. ‘Berço da República’, Itu tem programação especial para celebrar 135 anos da proclamação
Além de ser considerada a cidade dos exageros, Itu, no interior de São Paulo, também é o “berço” da República. Mas você sabe porque o município é chamado assim? Neste 15 de novembro, feriado nacional de 135 anos Proclamação da República, o g1 conversou com um historiador para explicar a origem da alcunha.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Itu está diretamente ligado à história do país. Isto, porque foi ponto de apoio e ligação para uma Convenção Republicana, uma vez que a cidade está localizada em uma área estratégica, com diversos caminhos terrestres e fluviais.
De acordo com o professor de história Luis Roberto de Francisco, a elite paulista se organizou na região, especialmente no edifício onde atualmente é o Museu Republicano, para formar o Partido Republicano e estabelecer um jornal que viesse a ser a propaganda da República.
O encontro, em 18 de abril de 1873, foi chamado de Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.
A partir disso, houve a estruturação do partido mais importante da Primeira República, movimento que trouxe transformação e o abandono da monarquia.
“Nada é mais importante que a democracia, nós construímos a democracia diariamente, então estar aqui no museu, vir aqui é pensar que este país precisa construir através da República, através do exemplo destes primeiros cidadãos, junto de todos os setores sociais, uma democracia. Isso é o mais importante”, destaca Luis.
Professor de história, Luis Roberto de Francisco, de Itu (SP), contou sobre a importância da cidade para a história do Brasil
TV TEM/Reprodução
Proclamação da República
A Proclamação da República foi o evento histórico que instaurou uma república no Brasil em 15 de novembro de 1889. Foi resultado da insatisfação de militares e da sociedade civil com a monarquia, que era vista como incapaz de atender aos interesses e demandas do povo brasileiro.
Quem proclamou a república foi José do Patrocínio, e o primeiro presidente do Brasil após a proclamação foi o marechal Deodoro da Fonseca.
Desde 1949, o dia 15 de novembro é feriado nacional, regulamentado pela Lei Federal 662, do presidente Eurico Gaspar Dutra.
Museu Republicano de Itu reabre visitação presencial após quase 3 anos fechado para obras
Divulgação
Programação especial
Para celebrar os 135 anos da proclamação da República, Itu promove diversas atrações no Museu Republicano, com exposições e um recital de piano. As atrações são gratuitas e abertas ao público, nesta sexta-feira e no domingo (17).
Sexta-feira
14h: Será realizada a mediação educativa “Tarsila depois de Tarsila”, com a apresentação de retratos em exposição pintados por Tarsila do Amaral entre os anos de 1930 e 1940. As obras, retratam personagens importantes no cenário político e religioso do passado, com destaque para os participantes da Convenção de Itu. Cada mediação atende até 20 pessoas, organizadas por ordem de chegada ao espaço.
Domingo
16h30: O Auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano de Itu receberá 12 alunos da pianista e regente, Denise Trintadue, para o concerto “Música através dos tempos”. Os alunos apresentam um repertório de música de concerto com obras de compositores como Bach, Chopin, Beethoven, Villa-Lobos, Rachmaninoff e Satie. Também fazem parte do repertório arranjos para piano elaborados por Trintadue de peças de Ary Barroso, Tom Jobim, Elvis Presley, Lucio Dalla, Taylor Swift, entre outros.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM