20 de janeiro de 2025

Por que lei que pode banir o TikTok nos EUA foi apelidada de ‘trovão’

Após a sanção de Biden nesta quarta-feira (24), a ByteDance tem 270 dias (até meados de janeiro) para encontrar um comprador para a operações do TikTok no país. A lei sancionada por Joe Biden, presidente dos EUA, que pode banir o TikTok no país foi apelidada de “trovão” pela agilidade com que foi passada.
É o que explica Ronaldo Lemos, advogado e diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS), do Rio de Janeiro, em entrevista ao podcast O Assunto desta quinta-feira (24).
“A gente viu a lei ser passada em tempo recorde, tanto que ela está sendo apelidada de ‘thunder’, de trovão.”
“De repente, é construída. O processo de construção é feito muitas vezes de portas fechadas, inclusive para evitar a ação dos lobistas da empresa, e a lei é passada, então, no Congresso. Primeiro na parte da Câmara e, depois, logo em seguida, no Senado. E no dia seguinte o Biden já assinou a lei e ela já está aprovada.”
Ilustração com o logo do TikTok sobre a bandeira dos Estados Unidos.
Dado Ruvic/Reuters
Após a sanção de Biden nesta quarta-feira (24), a ByteDance tem 270 dias (até meados de janeiro) para encontrar um comprador para a operações do TikTok no país. Esse prazo poderá ser renovado por mais 90 dias. Caso contrário, a rede social terá que deixar o mercado americano.
Para os americanos, a principal preocupação é que o app esteja coletando “dados confidenciais” dos mais de 170 milhões de usuários do país, o que seria um risco à segurança nacional. Até agora, entretanto, os EUA não apresentaram provas de que haja coleta indevida de informações.
O Tik Tok em apuros nos EUA
Segundo Lemos, o conflito entre EUA e TikTok foi se acirrando à medida em que o conflito com a China também foi escalonando, ainda durante o governo do ex-presidente Donald Trump.
“O CEO da empresa foi chamado para fazer um depoimento no Congresso dos Estados Unidos e esse depoimento foi violentíssimo, republicanos e democratas atuando juntos, o assunto ficou bipartidário nos Estados Unidos, e fazendo perguntas muito incisivas.”
Ouça a íntegra do episódio aqui.
Por que o TikTok pode ser banido dos Estados Unidos?

Mais Notícias