Com trama similar ao filme de 1994, estreia nos cinemas brasileiros foi nesta semana. ‘O Corvo’ de 2024, com Bill Skarsgard no papel do protagonista.
Divulgação
Trinta anos depois do filme com Brandon Lee, um novo “O Corvo” chegou aos cinemas brasileiros na última quinta (22). Apesar da trama similar, essa versão não é exatamente um remake: é outra adaptação da série de quadrinhos homônima de James O’Barr, que também inspirou o primeiro filme.
Inevitavelmente, falar em “O Corvo” retoma a lembrança da morte de Lee, que levou um tiro durante as gravações do filme original. Mesmo com um novo elenco e proposta, a versão de 2024 já nasce controversa e tenta dar novos ares à trama, mas não vem tendo sucesso.
Sobre o que é ‘O Corvo’?
“O Corvo” é baseado na série de quadrinhos lançada em 1989, uma fantasia com trama violenta. Nela, o personagem Eric Draven e sua noiva são brutalmente assassinados uma noite antes do Halloween. Um ano depois, o protagonista volta à vida, guiado por um corvo, e começa uma caçada para se vingar dos assassinos.
Filme de 1994 é marcado por tragédia
O longa original foi marcado por uma tragédia que comoveu o mundo. Em 1993, durante as gravações do filme, o ator Brandon Lee (filho do ator Bruce Lee) morreu em decorrência de um tiro acidental. Ele tinha 28 anos.
Brandon estava gravando uma cena em que seu personagem, Draven, levava um tiro de “Funboy”, interpretado pelo ator Michael Massee. Mas a arma ainda tinha um cartucho dentro dela e, quando foi feito o disparo com o tiro de festim, essa outra bala saiu do cano da pistola. Ninguém havia checado a arma antes da cena.
As balas de festim não têm projétil. No set de “O Corvo”, essas balas eram feitas pela própria produção do filme. Lee foi atingido no abdômen, foi levado para o hospital e morreu 12 horas depois.
Brandon Lee no filme ‘O Corvo’.
Reprodução
Apesar do trauma, “O Corvo” (1994) foi bem recebido por crítica e público. Ele ganhou outras três sequências menos populares em anos seguintes.
Novo filme levou 16 anos para ser feito
O projeto da nova adaptação de “O Corvo” já circulava em Hollywood desde 2008, mas custou a sair do papel. Ao longo dos anos, os portais noticiaram vários possíveis protagonistas, de Mark Wahlberg a Bradley Cooper. Além disso, nomes como o músico Nick Cave e o roteirista/diretor Stephen Norrington estiveram atrelados à produção e depois abandonaram o projeto.
Segundo o “Hollywood Reporter”, o filme atrasou também devido à falência de uma das produtoras envolvidas. A ideia de uma nova versão também não era bem recebida por fãs do longa original.
“Brandon Lee morreu fazendo [essa história], e ela foi finalizada como um testamento de seu brilhantismo perdido e perda trágica. É seu legado. É assim que deve permanecer”, escreveu o diretor Alex Proyas, diretor do filme de 1994, no Facebook.
‘O Corvo’ de 2024, com Bill Skarsgard no papel do protagonista.
Divulgação
Apesar disso, o projeto finalmente saiu do papel em 2022, com Rupert Sanders na direção. Bill Skarsgård, conhecido por protagonizar “It – A Coisa” (2017), assumiu o papel de Draven, enquanto sua namorada é interpretada pela cantora e multiartista FKA Twigs. Danny Huston interpreta o lorde do crime Vincent Roeg.
Nova versão flopou nos reviews
O novo filme é um thriller com ares góticos, e tem pontos na história – inspirados nos quadrinhos – que não estão no filme de 1994.
Mas a nova versão está longe de agradar a crítica, e já foi considerado por alguns veículos um dos piores filmes do ano. “O Corvo” (2024) está com 29% de aprovação no Metacritic e 19% no Rotten Tomatoes.