27 de setembro de 2024

Porto Alegre decreta situação de emergência em razão da dengue; veja bairros com mais casos

Capital soma duas mortes e 2,2 mil casos da doença. Medida autoriza ações de combate à dengue. Vistoria da dengue em Porto Alegre (RS)
Cristine Rochol/PMPA
A Prefeitura de Porto Alegre decretou, nesta segunda-feira (22), situação de emergência em razão da dengue. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) afirma que a Capital soma duas mortes e 2.227 casos da doença confirmados apenas este ano. Veja abaixo a lista de bairros com mais casos.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O município diz que o decreto autoriza a adoção de medidas necessárias para conter a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (zika e chikungunya). Entre as medidas estão a compra de insumos e materiais, a adoção e cessão de equipamentos e bens, além da contratação de serviços necessários ao atendimento da situação.
VEJA: painel de mortes e casos de dengue no RS
Uma das ações mencionadas pela SMS é o direcionamento automático das denúncias de foco de dengue feitas pelo telefone 156. A prefeitura ainda deve priorizar regiões com maior concentração de casos – bairros com mais de 300 casos por 100 mil habitantes:
São João
Higienópolis
Jardim do Salso
Rio Branco
São Geraldo
Teresópolis
Pedra Redonda
Agronomia
Tristeza
Auxiliadora
O governo do RS já havia decretado situação de emergência no dia 12 de março em razão do elevado número de casos no estado.
Mapa mostra onde mosquitos foram capturados em Porto Alegre
SMS/Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias