Segundo o governo, o terminal teve um volume 47% maior de cargas em 2024, quando comparado com o ano de 2023, quando 1 milhão de toneladas foram transportadas. Porto de São Sebastião bate recorde no transporte de cargas.
Divulgação/Semil
O Porto de São Sebastião fechou o ano de 2024 com recorde histórico de transporte de cargas. Além do marco, quando comparado ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 47% no volume de movimentações, segundo o governo estadual. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (21).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo o governo, de janeiro a dezembro, o terminal movimentou cerca de 1,5 milhão de toneladas de cargas, contra 1 milhão de toneladas registradas no mesmo período de 2023, refletindo no aumento de 47%. Veja o histórico dos últimos anos:
2022 – 918 mil toneladas transportadas no ano
2023 – 1 milhão de toneladas transportadas no ano
2024 – 1,5 milhão de toneladas transportadas no ano
Durante o ano de 2024, a principal carga movimentada no Porto de São Sebastião foi o açúcar a granel, com 498,5 mil toneladas.
Na sequência, como a segunda carga mais transportada está a barrilha – matéria-prima para fabricação de vidros – a granel com 411,4 mil toneladas e em terceiro lugar o coque de petróleo a granel, que soma 234,3 mil toneladas. Malte e cevada aparecem em quatro lugar, com 167 mil toneladas.
Segundo a gestão do porto, que é feita pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (Semil), os resultados no ano foram impactados pela ampliação da área para armazenagem no porto.
Além disso, a pasta afirma que pode ter contribuído também a adesão do porto à Aliança Brasileira para Descarbonização dos Portos, que, como primeira ação desse compromisso, passou a aplicar descontos na tarifa portuária para as embarcações que tenham sustentabilidade e eficiência energética, e que comprovem ter baixas emissões de gases de efeito estufa.
Porto de São Sebastião.
Divulgação / SINDAPORT
Leilão do porto
O Porto de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, deve ir a leilão em 2025. O Governo Federal pretende fazer a concessão de diversos portos no país, entre eles o de São Sebastião.
Ao todo, há a previsão de concessão de 58 terminais portuários em todo o país, que somam um investimento de R$ 20 bilhões em contratos com a iniciativa privada.
A expectativa do Governo Federal é que o leilão do Porto de São Sebastião seja realizado no quarto trimestre deste ano, com um investimento de R$ 656 milhões.
A empresa vencedora vai poder explorar uma área de 261 mil m² por 35 anos, que podem ser prorrogados pelo mesmo período.
O terminal de São Sebastião é administrado pelo Governo de São Paulo desde 2007, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística (Semil).
O governo paulista está com uma consulta aberta desde setembro para atrair empresas interessadas em investir em obras de modernização.
De acordo com a Semil, o Porto de São Sebastião passará a ter uma capacidade de movimentação de pelo menos 4,3 milhões de toneladas por ano e estará apto a receber diversos tipos de cargas. Também haverá uma nova infraestrutura de atracação de navios e um novo píer.
Porto de São Sebastião, no Litoral Norte de SP, deve ir a leilão em 2025
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina