Navio francês é movido com a força do vento. Cerca de 700 toneladas de cafés especiais, produzidos em uma fazenda no interior do estado, serão levados até o porto de Le Havre, na França. Porto de São Sebastião (SP) faz embarque de café em veleiro cargueiro
João Mota/TV Vanguarda
O porto de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, faz nesta semana a primeira exportação de café brasileiro orgânico em um veleiro cargueiro. O destino é o porto de Le Havre, na França.
A operação teve início nesta terça-feira (12), quando equipes levam a carga de café ao navio, que tem a previsão de iniciar o transporte nos próximos dias.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O navio francês levará cerca de 700 toneladas de cafés especiais e 10 toneladas de cacau especial para a indústria de chocolate da Europa.
De acordo com a Companhia Docas de São Sebastião, empresa vinculada ao Governo de São Paulo que administra o porto, essa é a primeira exportação de café em um navio a vela sustentável.
Isso porque a embarcação funciona com a força do vento, sem emissão de carbono e poluição do oceano. A viagem até a Europa deve levar cerca de 21 dias.
Veleiro francês sustentável fará transporte de café no porto de São Sebastião (SP)
João Mota/TV Vanguarda
Com 81 metros de comprimento e 12 metros largura, a embarcação Artemis seguirá a viagem com oito tripulantes.
Café orgânico
O café embarcado no veleiro foi produzido na Fazenda Ambiental Fortaleza, localizada em Mococa, no interior de São Paulo.
A carga foi levada ao navio em cerca de 40 caminhões. A fazenda trabalha com uma média de 80 variedades de café orgânico.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
C