20 de janeiro de 2025

Posse de Trump: conheça 5 curiosidades sobre a cerimônia de troca de presidentes nos EUA


Republicano assume a presidência em 20 de janeiro de 2025. O evento acontece no Capitólio, em Washington, D.C, reunindo celebridades e aliados de Trump. Preparativos para a posse de Trump, transferida para dentro do Capitólio
Morry Gash/AP
Chamada de “Inauguration Day” (ou “Dia da Inauguração”, em português), a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos acontece nesta segunda (20).
AO VIVO: acompanhe a cobertura em tempo real da posse de Trump
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A cerimônia, que acontece desde 1789, é marcada por uma série de tradições que simbolizam a transição pacífica de poder no país. Veja a seguir algumas curiosidades sobre o evento.
Equipe de governo de Trump divulga foto oficial do segundo governo; veja o antes e depois
1- Mudança na data
A 20ª emenda da Constituição americana estabelece que a posse de novos presidentes sempre aconteça exatamente às 12h do dia 20 de janeiro, no ano seguinte à eleição.
Mas nem sempre foi assim. Durante a maior parte da história do país, o dia da posse era 4 de março, que também era o último dia da sessão do Congresso. O dia da cerimônia foi transferido para 20 de janeiro em 1937.
💡Franklin D. Roosevelt foi o último dos presidentes americanos a ser empossado em março e também o primeiro a tomar posse na nova data, em seu segundo mandato.
2 – Discurso inaugural
Donald Trump será o 47º presidente dos EUA. Antes dele, apenas cinco figuras não fizeram o tradicional discurso inaugural de posse (conhecido como “inaugural address”).
Isso porque John Tyler, Millard Fillmore, Andrew Johnson, Chester Arthur e Gerald Ford foram vice-presidentes que assumiram a presidência após a morte ou renúncia de um presidente.
Os discursos de posse ao longo da história variaram de 135 a 8.445 palavras. O mais longo, de William Henry Harrison, ocorreu em 1841, sob frio e chuva, e ele faleceu um mês depois de pneumonia. George Washington foi quem fez o discurso mais curto de todos usando exatas 133 palavras, em 1793, no início de seu segundo mandato.
💡O discurso de Calvin Coolidge, em 1925, foi o primeiro transmitido nacionalmente pelo rádio, enquanto Harry S. Truman, em 1949, inaugurou as transmissões televisivas.
3 – Posses não consecutivas
Donald Trump será o segundo presidente na história doa EUA a governar por dois mandatos não consecutivos.
O anterior foi Grover Cleveland, que ocupou a Casa Branca entre 1885 e 1889, fracassou ao tentar ser reeleito e quatro anos depois conseguiu um novo mandato, que cumpriu entre 1893 e 1897.
4 – Bíblias
Os novos presidentes dos EUA pode escolher ter uma Bíblia ao seu lado durante o momento de juramento da cerimônia de posse. Mesmo que seu uso não seja obrigatório, é uma tradição.
Quando tomou posse em 2017, Trump fez seu juramento perante a duas Bíblias: uma dada pela sua mãe quando ele era criança e a mesma usada no juramento de Abraham Lincoln, em 1861. É esperado que ele repita o ato em 2025. O outro único presidente a usar a Bíblia de Lincoln foi Barack Obama.
4 – Posse interna
Com a expectativa de que as temperaturas no dia 20 estejam entre as mais frias para um “Inauguration Day” em décadas, as autoridades decidiram transferir a cerimônia de posse de Trump para o lado de dentro do Capitólio, sede do Congresso — e não do lado de fora, como costuma ocorrer.
Essa mudança já ocorreu em outras ocasiões. A segunda posse de Ronald Reagan, em 21 de janeiro de 1985, também foi realizada na Rotunda do Capitólio devido ao frio intenso.
As posses de George Bush em 1989, Bill Clinton em 1993 e 1997, George W. Bush em 2001 e 2005, Barack Obama em 2009 e 2013 e Donald J. Trump em 2017 e Joe Biden em 2021 mantiveram a tradição de serem feitas na parte externa da Fachada Oeste.
Posse do Trump: veja aqui quem foi convidado, quem confirmou presença e quem não irá
5 – Dia de Martin Luther King Jr.
O Congresso americano decretou em 1983 que a terceira segunda-feira de janeiro seria um feriado federal para homenagear Dr. Martin Luther King Jr., ícone da luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.
A posse de Trump será a segunda cerimônia —a primeira vez foi na segunda posse do presidente Bill Clinton em 1997 — a cair exatamente no dia que homenageia o líder pacifista, o que gerou desconforto em parte da comunidade negra crítica ao governo do republicano.
Em publicação no Instagram, Bernice A. King, filha de Martin Luther King, disse aos americanos para “prestarem atenção” às palavras do presidente eleito durante sua posse e também homenagearem o aniversário de seu pai.
Initial plugin text
LEIA TAMBÉM
Prestes a tomar posse, Trump conversa com Xi Jinping por telefone e afirma: ‘Foi muito bom para a China e os EUA’
YMCA: como hit do Village People virou um improvável hino para Trump
Posse de Donald Trump

Mais Notícias