12 de outubro de 2024

Potiguar cria peça exclusiva para desfilar no São Paulo Fashion Week

Evento é um dos maiores de moda da América Latina e reúne nomes importantes do mundo da moda. Irene Vieira é modista e natural de Caicó, interior do Rio Grande do Norte.
Reprodução/Redes Sociais
A modista Irene Vieira desenvolveu uma peça exclusiva que será desfilada no São Paulo Fashion Week, maior evento de moda da América Latina. A peça é um vestido que representa o Seridó e traz bordados de Timbaúba dos Batistas.
Natural de Caicó, no Rio Grande do Norte, Irene trabalha com roupas feita sob medida, especialmente vestidos de festa. Porém, começou a entrar no mundo das roupas artísticas devido ao seu filho que é influenciador e modelo, Pedro Monteiro.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Pedro e Irene começaram a trabalhar juntos nas roupas que o artista usa em suas apresentações e eventos que é convidado. O influenciador é conhecido pelos looks diferentes e bem produzidos.
Com as produções começando a ficar conhecidas, Irene foi convidada pela marca Foz para desenvolver uma peça exclusiva para o desfile da marca na 58º edição do São Paulo Fashion Week 2024.
A peça foi feita em conjunto com Pedro e conta com detalhes bordados por uma bordadeira de Timbaúba dos Batistas, Barônia Gomes.
“A princípio eu conheci Antonio dono da Foz, marca de origem alagoana que valoriza as raízes e cultura nordestina. Então, de cara já me identifiquei. Aos poucos, ele foi conhecendo o trabalho da minha mãe através das minhas produções e sempre elogiando”, disse Pedro.
Foi então que o influenciador resolveu marcar uma reunião com o dono da marca para apresentar a ideia. “Foi uma responsabilidade e um desafio enorme, mas gratificante demais porque ele topou de cara e o resultado ficou lindo”, contou.
Irene conta que a peça criada é um vestido que já estava desenhado, mas que foi adaptada para a coleção. De acordo com ela, foi quase um mês de desenvolvimento e de produção. A coleção faz parte chama-se “O Conto de Laura” e é inspirada na história de uma tia do dono da marca que abandonou a família pra dedicar sua vida ao cangaço.
Essa é a primeira vez dela no São Paulo Fashion Week e em um evento desse porte.
“Está sendo um misto de ansiedade e felicidade, vai ser minha primeira vez numa semana de moda. Eu não pensei que meu trabalho pudesse chegar até aqui, mas é muito gratificante ter oportunidades como essa”, disse ela.
Já para Pedro Monteiro, estar presente no São Paulo Fashion Week não é novidade. Ele já desfilou em uma edição e cobriu o evento em outra edição, mas conta que é uma emoção diferente poder apresentar uma peça exclusiva com sua mãe.
“O SPFW é a maior semana de moda da América Latina e é bom ver como nordestinos, que vão desde os designers, comunicadores e modelos têm cada vez mais destaques”, ressaltou.
O desfile da marca que Irene e Pedro estão colaborando acontece no dia 16 de outubro.
Pedro Monteiro na edição 56 da SPFW usando camisa feita por sua mãe, Irene Vieira.
Reprodução/Redes Sociais
Bordado labirinto, feito por potiguares, se destaca em desfile
Coleção foi produzida por artesãs da Comunidade do Reduto, localizada em São Miguel do Gostoso
Divulgação/Mariana Miranda
A nova coleção de acessórios, desenvolvida a partir do tradicional bordado labirinto do Reduto, foi destaque nesta terça-feira (08) no Midway Fashion Days. A coleção foi produzida por artesãs da Comunidade do Reduto, localizada no município de São Miguel do Gostoso, onde o bordado tornou-se legado cultural transmitido por gerações.
O Fashion Days é um dos mais importantes eventos de moda do estado e tradicionalmente expõe o trabalho de grandes marcas nacionais. Porém, através de uma parceria com o Sebrae, neste ano o evento dedicou um dia à valorização de marcas autorais, colaborações com o artesanato local e práticas de moda sustentável, como a participação de marcas da região do Seridó e do Litoral Norte potiguar.
A coleção “Meu Reduto” desfilada nessa terça, junto com as roupas da marca Villa Dharma, é resultado da parceria entre o projeto Faces do Reduto, Sebrae e Instituto Riachuelo.
A colaboração com o designer Iure Dantas resultou em uma nova linha de acessórios femininos, produzida pelas mestras labirinteiras Dona Mariquinha e Robéria Menezes em parceria com a marca Villa Dharma, que prega uma moda consciente e regenerativa feita de plantas e cores naturais.
A coleção chamada “Meu Reduto” foi composta por 11 conjuntos de colares e brincos
Divulgação/Mariana Miranda
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN

Mais Notícias