Centro de tecnologia conecta Defesa e Guarda Municipal, servindo ainda como base de inteligência para PM, Polícia Civil, Bombeiros, Polícia Penal e secretarias municipais
Centro Integrado de Defesa Social conta com mais de 80 câmeras em funcionamento e deve chegar a 174 / Crédito de Imagens: Prefeitura de Pouso Alegre (Divulgação)
Pouso Alegre terá um Centro Integrado da Defesa Civil e Social com a nova Guarda Municipal da cidade. O espaço funcionará também como base de inteligência em segurança para ações conjuntas com outras forças como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e secretarias municipais.
A Defesa da cidade, implantada no começo de 2024, conta atualmente com 80 câmeras ativas e deve chegar a 174 até o final da implantação do projeto. O Sistema de Monitoramento (SIM) implantado hoje já permite conectar a segurança local às forças policiais para um atendimento unificado e mais célere.
Local servirá de base para forças de inteligência em segurança e defesa civil de Pouso Alegre
Também faz a monitoria hidráulica e hidrológica em tempo real,sinalizando ainda mudanças climáticas e garantindo informações para tomadas rápidas de decisões.
A proposta conta ainda com a contratação de uma empresa especializada em sistema de monitoramento, reconhecimento facial e de placas veiculares, entre outros mecanismos de segurança – a licitação para a prestadora de serviço foi aberta em janeiro.
A ideia é que o projeto cubra não apenas a zona urbana, mas também áreas rurais e distritos, garantindo uma administração mais eficiente do trânsito e contribuindo para o aumento da segurança da população.
Centro Integrado de Defesa Social
O atual prédio da Defesa Social fica localizado na Rua Cônego Vicente, 71, no Centro de Pouso Alegre, e foi revitalizado para funcionar como espaço colaborativo entre as forças de segurança da cidade.
O objetivo do Centro é criar trabalho integrado e colaborativo em prol da segurança da população
Militar e ex-comandante da PM de Pouso Alegre e Poços de Caldas, prefeito da cidade, José Dimas da Silva Fonseca, o Coronel Dimas, diz que o investimento em tecnologia integra a políticas de segurança pública do município. “Sabemos que a questão é dever do Estado, conforme prevê a Constituição, mas nós não podemos ser omissos e temos investido para garantir o direito de ir e vir do cidadão pouso-alegrense”, avalia Dimas.
Guarda Municipal
Para complementar a ação do poder público local, a Prefeitura implantou este ano a criação de uma Guarda Municipal de Pouso Alegre. O órgão foi estabelecido sob as diretrizes do Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Nº 13.022, de 8 de agosto de 2014), tendo como pilar fundamental a proteção do patrimônio público e da população.
Os profissionais serão selecionados através de concurso público e devem receber qualificação para atuar com rondas preventivas e em intervenções em situações de emergência.
Vídeo apresenta estrutura da Defesa Civil e Social de Pouso Alegre, agora uma das mais tecnológicas do Estado em questão de segurança urbana
Cidade iluminada
Além do fortalecimento da Defesa Civil e Social com equipamentos e a implantação da nova Guarda Municipal, Pouso Alegre também tem investido em ações complementares de segurança, como a licitação de nova infraestrutura pública de iluminação.
Desde 2022, a Prefeitura vem investindo na melhoria dos pontos luminosos de toda a cidade, incluindo áreas rurais de forma a ampliar a sensação de segurança na população.
Vídeo mostra como serão as operações de segurança de Pouso Alegre junto com o Estado de Minas Gerais com a criação do centro operacional
Prefeitura de Pouso Alegre (MG)
Site: www.pousoalegre.mg.gov.br
Instagram: @prefeituradepousoalegre
Facebook: @PrefeituradePousoAlegre
Youtube: @tvPMPA