Projeto conta com 600 crianças, jovens e professores da rede municipal e do Conservatório Estadual JKO e criará vagas para iniciantes, estudantes de música e músicos profissionais
Orquestra Experimental de Pouso Alegre cria espaço para jovens apresentarem seu trabalho e consolidarem uma carreira na música / Crédito de Imagens: Prefeitura de Pouso Alegre (Divulgação)
O Sul de Minas acaba de ganhar uma estrutura completa de música instrumental para encantar o público e desenvolver o setor musical da região. A Orquestra Experimental de Pouso Alegre acaba de ser lançada pelo município e vai gerar oportunidades de atuação para músicos profissionais e estudantes, além de ampliar o acesso à arte.
A orquestra conta com alunos e professores do Centro de Ensino Integral Artístico Municipal (CEIAM), da Secretaria Municipal de Educação, e do Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira (JKO).
Segundo a Prefeitura, o objetivo é criar na cidade mais uma ferramenta de transformação social através da arte e da música.
Projeto beneficia crianças iniciantes na música, estudantes e músicos profissionais
O título de “Experimental” foi escolhido para garantir uma maior diversidade de instrumentos e repertório. O município já é hoje reconhecido como um celeiro de músicos talentosos, mas ainda não havia um mercado de trabalho estabelecido para os instrumentistas formados.
A superintendente municipal de Cultura, Regina Franco, conta que a iniciativas foi inspirada no sucesso de projetos como o Instituto Baccarelli, em São Paulo. O projeto da cidade vai atender 600 crianças e jovens da rede municipal e do JKO.
Projeto abre novo mercado para músicos profissionais atuarem no Sul de Minas
“A Orquestra Experimental de Pouso Alegre aspira alcançar resultados semelhantes em termos de impacto social e cultural”, diz Franco.
A proposta foi estruturada em três níveis: um para crianças iniciantes; outro para os jovens estudantes de música da cidade e um terceiro para os músicos profissionais que atuam como professores na rede municipal ou no conservatório.
Além de desenvolver autonomia, crítica e trabalho coletivo dos estudantes e artistas locais, a orquestra vem para consolidar a vocação de Pouso Alegre como cidade cultural e turística.
Orquestra Experimental de Pouso Alegre coloca cidade no mapa por sua vocação cultural e turística
Patrocínio à cultura
A orquestra deve movimentar também a economia de Pouso Alegre, tornando-se um projeto que empresas locais podem apoiar. Os patrocínios por meio de incentivos fiscais ou doações vão auxiliar nos custos de ensaios, montagem e manutenção do repertório, bem como o transporte dos alunos, a confecção de uniformes e, lanches e o pagamento de cachês aos artistas, entre outros.
Orquestra de Pouso Alegre está aberta a parcerias para que empresas podem associar suas marcas ao projeto educacional, social e artístico desenvolvido e ajudem a financiar a iniciativa
“A arte é uma linguagem que possibilita o trabalho das emoções, o desenvolvimento da sensibilidade, a percepção auditiva e a sociabilidade. Esse projeto é uma oportunidade ímpar para criarmos um currículo pessoal para cada novo aluno e ampliarmos a bagagem cultural daqueles que já estão atuantes”, avalia o prefeito de Pouso Alegre, José Dimas da Silva Fonseca, o Coronel Dimas.
Hoje a cidade já soma cerca de R$1 milhão em parcerias público privadas (PPPs) em porl da cultura.
A ideia é que as empresas parceiras da orquestra desfrutem de benefícios como a associação da marca à iniciativas de inclusão e transformação social, bem como ao projeto educacional mais amplo que estimula à formação musical e profissional de jovens.
Também vão dispor de ferramentas para fortalecimento do relacionamento com clientes e colaboradores e da possibilidade de isenção fiscal conforme a Lei de Incentivo à Cultura, que garante a isenção de 100% do valor investido.
O projeto também pretende inscrever-se na Lei Estadual de Incentivo à Cultura para que Para empresas que pagam Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) em Minas Gerais possam obter isenção fiscal de parte do montante investido.
“A Orquestra Experimental de Pouso Alegre representa mais que um projeto cultural; é uma promessa de transformação e um convite para toda a comunidade se envolver e celebrar a música e a arte como ferramentas poderosas de mudança social”, pontua a secretária municipal de Educação, Suelene Marcondes.
Prefeitura de Pouso Alegre (MG)
Site: www.pousoalegre.mg.gov.br
Instagram: @prefeituradepousoalegre
Facebook: @PrefeituradePousoAlegre
Youtube: @tvPMPA