12 de janeiro de 2025

PRD expulsa Rodrigo Carvalheira após prisão por suspeita de estupro no Recife

Empresário, que foi preso nesta quinta (11), chegou a ocupar a presidência estadual do PTB, que se fundiu ao Patriota e formou o PRD. Rodrigo Carvalheira, suspeito de estuprar mulheres no Recife, é cercado pela imprensa após ser preso
Reprodução/TV Globo
O Partido Renovação Democrática (PRD) expulsou Rodrigo Carvalheira do quadro de filiados, depois que o empresário foi preso por suspeita de estuprar mulheres. Ele foi detido nesta quinta-feira (11), no Recife, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
Rodrigo Dib Carvalheira, de 34 anos, já foi secretário de Turismo de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul de Pernambuco, e foi eleito presidente do antigo PTB no estado em outubro de 2023. Entretanto, em novembro, o partido se fundiu ao Patriota, formando o PRD.
De acordo com o partido, a filiação de Rodrigo ao PRD foi automática, após a criação da legenda. “Diante da gravidade das acusações, o PRD tomou a decisão imediata de expulsar Rodrigo Carvalheira de nosso quadro de filiados”, afirma nota enviada ao g1 e assinada pela Executiva Nacional.
Ainda e acordo com a Executiva Nacional, Carvalheira nunca foi membro da Executiva Estadual do PRD em Pernambuco, nem ocupou qualquer posição de liderança em outros níveis organizacionais do novo partido.
A nota do partido também diz que o PRD está “absolutamente comprometido com os valores de respeito e integridade, e condena de forma veemente qualquer ato de criminalidade, especialmente aqueles que atentam contra a dignidade das mulheres”.
“O PRD sempre se pautou pela transparência e pelo rigor ético, e reafirma seu compromisso com a justiça e com a promoção de uma sociedade livre de violência e discriminação”, diz o texto.
LEIA TAMBÉM:
Empresário Rodrigo Carvalheira é preso suspeito de estuprar e agredir mulheres
Saiba quem é o empresário Rodrigo Carvalheira, preso suspeito de estupro no Recife
Prisão
Empresário Rodrigo Carvalheira é preso no Recife por estuprar e agredir mulheres
Ao menos três mulheres denunciaram Rodrigo Carvalheira por casos que aconteceram entre 2009 e 2019. Elas são do mesmo círculo de amizade e relataram à TV Globo que, em festas, o suspeito deu comprimidos para elas, que acordaram na manhã seguinte numa cama, com sinais de abuso. Elas não tiveram os nomes divulgados.
Carvalheira teve prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e foi levado para a Delegacia da Mulher na manhã desta quinta (11), em Santo Amaro, área central da capital pernambucana.
Ele saiu da delegacia acompanhado da esposa e, à TV Globo, disse que ficou surpreso com as acusações (veja vídeo mais acima).
“Tudo será apresentado. Sou inocente. São muito minhas amigas e eu acho incrível que esteja acontecendo isso”, disse Rodrigo.
Em seguida, fez exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) e foi encaminhado para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife.
Por meio de nota, a advogada Graciele Queiroz, que defende o empresário, disse que a prisão de Rodrigo “causou espanto e estranheza para todos” e que “os fatos narrados são graves, porém baseados unicamente na opinião da autoridade policial e na coleta de depoimentos” (veja íntegra da nota abaixo).
“A defesa técnica do empresário Rodrigo Cavalheira vem a público esclarecer que prisão de Rodrigo causou espanto e estranheza para todos. Os fatos narrados são graves, porém baseados unicamente na opinião da autoridade policial e na coleta de depoimentos.
Rodrigo, ao longo dos últimos meses, se colocou à disposição da autoridade policial para prestar esclarecimentos e colaborar com a polícia. Seu objetivo sempre foi provar sua inocência e esclarecer os fatos confusos. Rodrigo pediu para ser ouvido de forma espontânea na delegacia, mas a delegada que preside o inquérito não aceitou o pedido.
A defesa técnica de Rodrigo Cavalheira afirma que todos os fatos serão esclarecidos e a inocência de Rodrigo restará provada.”
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Mais Notícias