Ricardo Silva (PSD) indica ausência de funcionários da UPA Oeste para anunciar demissão. Secretário de Saúde confirma profissional demitido, mas diz não saber se isso ocorreu antes ou depois da postagem. Em vídeo, prefeito ‘demite’ funcionários de UPA em Ribeirão Preto
O prefeito de Ribeirão Preto (SP), Ricardo Silva (PSD), postou um vídeo nas redes sociais nesta quarta-feira (8) em que aparece demitindo funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oeste, no bairro Sumarezinho. Assista acima.
Na gravação, Ricardo, ao lado do secretário de Saúde, Mauricio Godinho, indica que equipes da gerência não estão presentes na unidade e que, por isso, estão demitidos.
“Não está aqui presente? Já estão todos demitidos”, diz.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Prefeito de Ribeirão Preto usa vídeo nas redes sociais para demitir equipe de UPA
Redes sociais
Em entrevista ao g1 nesta quinta-feira (9), Godinho confirmou que um profissional do setor gerencial administrativo foi demitido na quarta, mas ressaltou que a responsável pela demissão é a Fundação Santa Lydia, que administra a UPA.
O secretário, no entanto, não soube dizer se esse funcionário já havia sido comunicado antes da postagem do vídeo.
“Com esse monitoramento que a gente tem feito, identificamos que a UPA Oeste tinha um problema de fluxo que não é só dela, mas que nos chamou mais atenção. Então, ontem, a gente fez aquela ação, na verdade, foi uma ação para a gente mostrar uma mudança de gestão, de fluxo, de acolhimento e em relação ao atendimento humanizado que a gente quer para a população. […] Ontem, teve a demissão de um profissional, tivemos o cuidado de não ter exposição de nome. Novas mudanças devem acontecer”, afirmou Godinho.
A reportagem também tenta contato com a Fundação Santa Lydia nesta quinta.
Já o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde de Ribeirão Preto e Região (Sindees) disse, em nota, que tomou conhecimento da demissão nesta quinta-feira e que ainda apura os fatos junto à administração do hospital e à prefeitura.
Mais médicos
Também nesta quinta-feira, Ricardo Silva informou que irá dobrar o número de médicos para todas as quatro UPAs da cidade, com o objetivo de agilizar os atendimentos
Segundo ele, com isso, cada UPA irá contar com três médicos da área clínica geral, dois pediatras, um ginecologista, um cirurgião, um ortopedista e um emergencista. A maneira que essa readequação será feita não foi detalhada.
Além disso, a medida prevê um aumento de 3,5 mil horas mensais na escala médica dessas unidades, destacou o secretário de Saúde.
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oeste, em Ribeirão Preto
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região