Proposta agora será analisada pelos vereadores na Câmara Municipal. Prefeito de Sobral encaminha projeto para extinguir taxa do lixo
Divulgação
O prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues (União Brasil), encaminhou na quinta-feira (2) a mensagem que pede à Câmara Municipal a extinção da taxa do lixo, criada na gestão do ex-prefeito Ivo Gomes (PSB). Agora, os vereadores irão votar se extinguem ou não a cobrança.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
A extinção da taxa do lixo foi uma promessa de campanha de Oscar Rodrigues. Na mensagem enviada à Câmara, o gestor destacou que a medida “visa atender os anseios da população sobralense, que enfrenta desafios econômicos que tornam necessária a redução de encargos financeiros”.
O prefeito pediu que a Câmara analise o projeto de lei complementar em regime de urgência. O novo presidente do Legislativo municipal, o vereador Chico Joia Júnior (União), aliado de Oscar, sinalizou que vai apoiar a revogação da taxa, mas não divulgou a data de votação do projeto.
LEIA TAMBÉM:
Evandro Leitão assina mensagem que pede à Câmara fim da taxa do lixo; pessoas com dívida ainda devem pagá-la
A taxa do lixo foi anunciada em outubro de 2023 pelo ex-prefeito Ivo Gomes, irmão do senador Cid Gomes (PSB) e do ex-ministro Ciro Gomes. O tributo passou a ser cobrado em abril de 2024 e foi um dos temas mais citados nas eleições municipais de 2024 em Sobral.
Antes deputado estadual, Oscar Rodrigues concorreu à prefeitura de Sobral em 2020 contra Ivo Gomes e ficou em segundo lugar. Em 2024, ele disputou novamente, desta vez contra a ex-governadora Izolda Cela (PSB), apoiada por Ivo. Desta vez, Oscar foi eleito com 52,42% dos votos.
A vitória dele encerrou décadas de domínio do grupo político da família Ferreira Gomes na cidade, que é berço político do senador Cid Gomes (PSB) e do ex-ministro Ciro Gomes.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: