14 de novembro de 2024

Prefeitos e autoridades participam da abertura do U20


Fórum dos prefeitos do G20 acontece no Boulevard Rio, entre quinta-feira (14) e sábado (16). Encontro vai debater solução urbanas e o futuro das cidades em meio aos desafios climáticos. Prefeito Eduardo Paes na abertura do U20, no Boulevard Olímpico
Rafael Nascimento / g1
O prefeito Eduardo Paes abriu, na manhã desta quinta-feira (14), o U20 Rio Summit, grupo das cidades do G20 que reúne 87 prefeitos e delegações de mais de 100 cidades ao redor do mundo. A bateria de uma escola de samba participou da cerimônia de abertura do evento, pouco depois das 9h30.
“Quando estamos lidando com as mudanças climáticas, com o combate à fome, a pobreza e a desigualdade, o tempo de agir é agora. O mundo está atrasado em mais de 80% dos objetivos da ONU para 2030. Cientistas dizem que 2024 já é o ano mais quente registrado. Estamos superando o aumento de 1,5° de temperatura antes do previsto. Temos pouco mais de cinco anos e meio para recuperarmos o atraso”, alertou Paes na abertura da cerimônia.
O fórum reúne os prefeitos do G20 — grupo das maiores economias do mundo — no Armazém da Utopia, no Boulevard Olímpico, para debater solução urbanas e o futuro das cidades em meio aos desafios climáticos.
“A Presidência do Brasil no G20 inova com a criação do G20 social, do grupo de engajamento das cidades. O G20 social amplifica os debates dos grupos de engajamento com as trilhas políticas e geoeconômicas”, destacou o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Marcio Macedo.
Também estão presentes os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Jader Filho (Cidades).
Bareria de escola de samba participa da cerimônia de abertura do U20 no Boulevard Olímpico
O U20 é copresidido pelas prefeituras do Rio e de São Paulo. A conferência global do U20 ocorre pela primeira vez às vésperas da Cúpula dos Líderes e faz parte do G20 Social.
Durante quatro dias, o U20 terá uma programação ampla, com painéis sobre sustentabilidade, enfrentamento das mudanças climáticas, soluções urbanas e o futuro das cidades.
“Essa é uma reunião num propósito comum: que o mundo seja mais justo, igualitário e sustentável para todos. Discutiremos 3 pilares para o planeta: o combate à fome, a transição justa e o problema climático. Hoje temos mais de 700 milhões de pessoas na extra pobreza e outros milhões na insegurança alimentar”, afirmou o secretário de relações internacionais de São Paulo, Ricardo Gomide, que representa o prefeito Ricardo Nunes.
Prefeito Eduardo Paes e autoridades da abertura do U20 no Boulevard Olímpico
Rafael Nascimento / g1
O que é o U20?
Lançado em 2017 sob a liderança do prefeito de Buenos Aires e Paris, o U20 nasceu com o objetivo de reunir prefeitos das principais cidades do G20 para informar sobre as discussões dos líderes nacionais na cúpula dos chefes de estado.
A ideia do grupo é facilitar a integração do G20 e as cidades, além de jogar luz nas questões urbanas na agenda do encontro de lideranças globais.
Abertura do U20 nesta quinta-feira (14) na Praça Mauá
Rafael Nascimento / g1

Mais Notícias