Nova unidade funcionará 24 horas por dia nas dependências do antigo Hospital Santana, no bairro Alto Barroca, na Região Oeste da capital, a partir desta quinta-feira (7). Prefeitura abre hospital temporário para atender casos de dengue, zika e chikungunya em BH
Divulgação/PBH
Um hospital temporário passará a atender pessoas com sintomas de dengue, zika e chikungunya a partir desta quinta-feira (7) em Belo Horizonte. A nova unidade funcionará 24 horas por dia nas dependências do antigo Hospital Santana, no bairro Alto Barroca, na Região Oeste da capital.
O espaço abrigará o Centro de Atendimento às Arboviroses (CAA), com capacidade para prestar assistência a 200 pacientes diariamente, e a Unidade de Reposição Volêmica (URV), para a internação de até 400 pessoas por mês.
A estrutura conta com cinco consultórios e 40 leitos, além de 179 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares.
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, o objetivo é garantir um atendimento integral, da triagem do quadro clínico a uma eventual internação hospitalar.
A assistência será feita sem a necessidade de agendamento, a qualquer pessoa que apresente febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, dor atrás dos olhos, náuseas ou vômitos.
Mosquito transmissor da dengue
National Institute of Allergy and Infectious Diseases/Unsplash
Enfrentamento a arboviroses
A estratégia faz parte de um plano de enfrentamento a arboviroses na cidade, que já ampliou o horário de funcionamento de 14 centros de saúde para atender casos de dengue, zika e chikungunya. Outro hospital temporário está em funcionamento desde o dia 24 de fevereiro na Região de Venda Nova.
Hospital de campanha em BH para pacientes infectados com dengue.
Ernane Fiuza, TV Globo
Na semana passada, um hospital de campanha foi inaugurado na UPA Norte. De acordo com o secretário de Saúde da capital, Danilo Borges Matias, a prefeitura tem atuado para montar uma rede para atender o aumento da demanda.
“O atendimento está sendo garantido, as internações garantidas em leitos de qualidade para evitar o maior número de óbitos”, disse o secretário.
LEIA TAMBÉM:
BH amplia horário de funcionamento de mais dez centros de saúde para atender casos de dengue
Hospital de campanha para pacientes com dengue começa a funcionar em BH, diz prefeitura
Os vídeos mais vistos do g1 Minas: